ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MS ficou em 3º no País em realização de transplantes

Redação | 02/06/2008 16:10

Mato Grosso do Sul ficou em terceiro lugar no País em número de transplantes de órgãos no ano passado, conforme dados do Ministério da Saúde. Foram 237 cirurgias o que representa 100 transplantes para cada grupo de um milhão de habitantes. Em seis anos, a quantidade de procedimentos cresceu 82,30% no Estado, segundo dados da Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, apenas de nenhum transplante de coração, por exemplo, nos últimos três anos.

No País, a quantidade de transplantes cresceu 44% nos últimos seis anos. Porém, o Ministério da Saúde aponta que ainda é preciso melhorar a quantidade de doações. Somente em Mato Grosso do Sul, 440 pessoas estão na fila por um órgão saudável, segundo a coordenadora da central Claire Miozzo. São 290 pacientes que aguardam um rim, 140 para córnea, 14 para coração e três para ossos.

Até maio de 2008, o Estado realizou 87 transplantes, dado que indica a possibilidade de superação na quantidade de cirurgias realizadas no ano passado. Mas Claire Miozzo reforça a necessidade de mais campanhas educativas. O quadro não se assemelha à situação de 2005, por exemplo, quando somente 55 cirurgias foram realizadas, mas ainda há resistência.

Nos siga no Google Notícias