A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

07/11/2010 13:16

MS quer aplicar 6 mil doses de vacina contra meningite

Redação

As unidades de saúde pública de Mato Grosso do Sul estão colocando a disposição da população a vacina contra meningite que foi incluída no calendário oficial de vacinação pelo Ministério da Saúde.

A Ceadi (Central de Armazenagem e Distribuição de Imunibiológico), da SES (Secretaria de Estado e Saúde), recebeu do Ministério da Saúde, em outubro, 10 mil doses da vacina anti-megingocócica (meningite C). As doses já começaram a ser distribuídas para os Núcleos Regionais de Saúde.

A meta da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 6.868 crianças por mês, com menos de 2 anos. No total serão 82.416 doses por ano.

A primeira dose ser aplicada em crianças com 3 meses de idade e a segunda dose, em crianças com 5 meses de idade. O reforço é aplicado em crianças com 1 ano. Crianças entre 12 e 24 meses, que ainda não receberam a vacina, podem ser incluídas no calendário, somente neste ano.

Receberam, até o momento, as doses da vacina os municípios de Nova Andradina, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Figueirão, Campo Grande, Camapuã, Nova Alvorada do Sul, Dourados, Paranaíba, Coxim, Naviraí, ponta Porã e Maracaju.

Casos - Este ano, até a terceira semana de outubro, a Secretária de Estado da Saúde registrou, em Mato Grosso do Sul, 161 casos e 11 óbitos em decorrência da meningite. Seis das mortes ocorreram em Campo Grande. Em 2009, foram 300 casos registrados no Estado e 202 em Campo grande.

No dia 31 de outubro morreu no Hospital Regional, em Campo Grande, Maíra Ferreira Oliveira, 9 anos, vítima de meningite bacteriana. Ela ficou internada mais de uma semana na UTI pediátrica do HR.

O documento do hospital mostra que Maíra teve falência múltipla dos órgãos e insuficiência respiratória, quadro derivado da meningite. (Com informações do Site Dourados agora)

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions