A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

27/08/2012 11:36

MS será primeiro Estado a firmar acordo para organizar gestão da saúde

Paula Vitorino

Municípios de Mato Grosso do Sul assinam na quinta-feira (30) o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), que tem o objetivo de organizar e integrar as ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Coap é firmado entre União, Estado e Município com o objetivo de organizar as tarefas de cada um. O Estado será o primeiro do país a assinar o termo, que deve garantir aos usuários o acesso universal, igualitário e ordenado.

O ministro da Saúde irá participar da solenidade de assinatura, que será às 8h30, com a presença também do governador André Puccinelli e prefeitos do Estado.

A partir da implantação do Coap, serão definidas as regras da gestão compartilhada do SUS, as responsabilidades individuais e solidárias dos entes federativos com relação às ações e serviços de saúde, os indicadores e as metas, os critérios de avaliação e desempenho, os recursos financeiros que serão disponibilizados, a forma de controle e a fiscalização da sua execução, além dos demais serviços necessários para a gestão da saúde.

A gestão irá obedecer a critérios nacionais, estaduais e municipais. O Coap vai observar ainda as diretrizes básicas para garantia da gestão participativa como a avaliação do usuário, apuração permanente de suas necessidades, publicidade dos seus direitos e deveres e, fator determinante, a humanização do atendimento.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions