ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Na área de risco para febre amarela, MS tem maior parte da população imune

SES descarta possibilidade de surto da doença no Estado

Anahi Zurutuza e Christiane Reis | 27/01/2017 17:05
Jair de Freitas, 55 anos, tomou a dose por recomendação da empresa onde trabalha (Foto: Alcides Neto)
Jair de Freitas, 55 anos, tomou a dose por recomendação da empresa onde trabalha (Foto: Alcides Neto)
Fila na porta da sala de vacinação no posto do Tiradentes; parte das pessoas, procurava a vacina contra a febre amarela (Foto: Alcides Neto)
Fila na porta da sala de vacinação no posto do Tiradentes; parte das pessoas, procurava a vacina contra a febre amarela (Foto: Alcides Neto)

Embora Mato Grosso do Sul esteja na área de risco para a febre amarela, segundo o Ministério da Saúde, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) descarta a possibilidade de surto da doença no Estado. De acordo com a secretaria, a maior parte da população está imune.

Por meio da assessoria de imprensa, a SES orienta que na dúvida, a pessoa procure os postos de saúde para verificar se a vacina contra a febre amarela, que tem validade de dez anos, está em dia. 

O médico infectologista, Rivaldo Venâncio, reforça a importância da vacinação, mas também garante que não há motivo para pânico. “Quem ainda não vacinou está em tempo de fazê-lo”, disse.

A secretaria explica que como o Estado está na área endêmica, a vacina sempre está disponível e que a maior parte das pessoas já tomou, por isso, fica descartado o risco de epidemia.

Ainda segundo a SES, se casos forem registrados no Estado, provavelmente serão de pessoas de fora, que nunca se vacinaram, e passaram por Mato Grosso do Sul.

É o caso da primeira suspeita registrada neste ano. Trata-se de paciente de Santa Catarina que esteve em Bonito – a 257 km de Campo Grande – em dezembro. 

De 2010 para cá, duas pessoas que contraíram a febre amarela em Corumbá – a 419 km de Campo Grande – e em Bonito – a 257 km da Capital – morreram. O último caso foi em 2015 e se trata de um turista paranaense que morreu no Estado do sul do Brasil depois de passar uma temporada em Bonito.

Nos postos – Por conta do surto de febre amarela no país, fez a população procurar os postos de saúde para se imunizar.

Orientado pela empresa na qual trabalha, e também preocupado com as notícias que acompanha, o motorista Jair de Freitas, 55 anos, foi ontem à tarde até a UBS (Unidade Básica de Saúde do bairro Tiradentes para se vacinar.

“Faz muito tempo que eu vacinei, nem lembro mais e com tanto caso no Brasil é melhor vir ao posto mesmo e se prevenir”, disse.

O mesmo ocorreu com a estudante Mariana Oliveira, 21 anos. “Eu perdi minha carteirinha e não sei quando fui vacinada então vim verificar a questão da febre amarela e já colocar em dia o que der”, disse.

Recomendações – Segundo informações do site oficial do Ministério da Saúde, o esquema de vacinação da febre amarela ocorre em duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade, garantindo assim a imunização para o resto da vida.

Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.

Nos siga no Google Notícias