A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

26/01/2017 14:47

Mato Grosso do Sul registra primeiro caso suspeito de febre amarela

Christiane Reis
Vacina contra febre amarela em posto de saúde da Capital (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)Vacina contra febre amarela em posto de saúde da Capital (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)

Mato Grosso do Sul registrou o primeiro caso suspeito de febre amarela este ano, segundo informações de boletim do Ministério da Saúde, divulgadas nesta quinta-feira (26) pela Agência Brasil. O município da ocorrência não foi informado. Em Goiás também foi registrado um caso suspeito.

No total, ainda segundo a Agência Brasil, são 550 casos suspeitos de febre amarela no País em 2017. Do total de notificados até agora, 72 foram confirmados, 23 descartados e 455 continuam sob investigação.

Minas Gerais tem 502 notificações da doença, o Espírito Santo, 33; a Bahia, sete; e São Paulo, três. O Distrito Federal registrou três suspeitas de febre amarela, mas todas foram descartadas.
Entre os pacientes com suspeita de febre amarela, 105 morreram, 98 deles em Minas Gerais. Ao todo, 40 mortes foram confirmadas para a doença: 37 em Minas e três em São Paulo.

Preliminarmente, acionada nesta tarde para comentar o assunto, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) não confirmou que o caso se trata de paciente de Mato Grosso do Sul e está verificando as informações.

Vacina - A vacinação de rotina contra a febre amarela é oferecida em 19 estados do país que fazem parte da área de recomendação para imunização. Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar duas doses da vacina ao longo da vida.

Também precisam se vacinar, neste momento, pessoas que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro e oeste da Bahia.

Espírito Santo, Rio de Janeiro e parte da Bahia normalmente não são áreas de recomendação para vacinação contra a febre amarela, porém, a orientação agora é que a população das áreas próximas à divisa com o leste de Minas Gerais seja vacinada.

O Ministério da Saúde anunciou o reforço de 11,5 milhões de doses. Além destas, este ano foram entregues 5,5 milhões de doses aos estados. Em anos em que não houve surto, foram distribuídas entre 800 mil e 1 milhão de doses do imunizante.

Febre amarela: distribuição de vacina será reforçada com 11,5 milhões de doses
Diante do surto de febre amarela, o Ministério da Saúde decidiu reforçar a distribuição da vacina contra a doença em 11,5 milhões de doses. Este ano,...
Quatro casos suspeitos de febre amarela em macacos são investigados
Quatro casos suspeitos de febre amarela em macacos encontrados mortos em Aparecida do Taboado - cidade localizada a 481 km de Campo Grande - estão se...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions