ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Investigação sobre febre amarela em macacos deve levar mais 45 dias

Mosquitos capturados na cidade serão testados no Pará

Anahi Zurutuza | 27/01/2017 15:40
Equipe fazendo captura de mosquitos na área rural de Aparecida do Taboado (Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação)
Equipe fazendo captura de mosquitos na área rural de Aparecida do Taboado (Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação)
Técnico manipula equipamento usado na captura de insetos (Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação)
Técnico manipula equipamento usado na captura de insetos (Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação)

O Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, deve levar de 30 a 45 dias para ter os resultados dos testes feitos nos mosquitos capturados em Aparecida do Taboado – a 481 km de Campo Grande –, onde quatro macacos foram encontrados mortos, situação que disparou alerta sobre a possibilidade dos animais terem a febre amarela. Uma equipe da SES (Secretaria de Estado de Saúde) terminou nesta sexta-feira (27) a coleta dos insetos.

De acordo com o secretário de saúde de Aparecida do Taboado, Luciano Aparecido da Silva, primeiro o laboratório vai identificar as espécies de mosquitos coletadas na região onde houve a mortandade de macacos. “Se encontrarem os insetos que transmitem a febre amarela silvestre, aí eles vão tentar fazer o isolamento viral”, explicou.

A captura de mosquitos foi feita porque não foi possível coletar material para examinar os macacos mortos, devido ao avançado estado de decomposição.

O secretário afirma que apesar da investigação, não há motivo para pânico. “A maior parte das pessoas já foi vacinada, portanto está imune à doença. O risco de haver surto de febre amarela em Aparecida do Taboado e no Estado é praticamente zero”.

A suspeita de que os animais tenham morrido de febre amarela acontece por causa da proximidade da região do bolsão com Estados onde já foram registrados casos da doença.

Nos siga no Google Notícias