ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Na Câmara, audiência pede paz no trânsito da Capital

Redação | 09/09/2009 12:06

A mãe se despede do filho, que sai de casa para visitar a namorada. Ele não volta, mas um telefonema informa à mãe que seu filho morreu em um acidente de trânsito. A cena é de teatro. Mas a situação encenada, hoje na Câmara Municipal, durante audiência pública "Paz no Trânsito" retrata uma situação cada vez mais comum entre as famílias campo-grandenses.

Conforme dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), no primeiro semestre deste ano ocorreram 3.375 acidentes no trânsito de Campo Grande.

Presidente da Câmara, o vereador Paulo Siufi (PMDB) destacou que é preciso fraternidade no trânsito e citou Jesus Cristo: "Amai-vos uns aos outros".

Já a promotora Sara da Silva fez um alerta para a quantidade de jovens que perdem a vida em acidentes. "A maioria está na idade dos nossos filhos. Eles que seriam o nosso futuro. A situação é gravíssima".

Diretor da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Rudel Trindade, pediu auxílio dos vereadores para destinação de recursos para a agência de trânsito, além de acompanharem a aplicação do dinheiro oriundo das multas. "Constitucionalmente, 95% do valor das multas devem ser aplicados em educação e sinalização", reforça.

Outra preocupação, segundo Rudel, é saber se os "criminosos do trânsito estão sendo punidos".

Participaram da audiência representantes do Detran, Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Semed (Secretaria Municipal de Educação).

No próximo fim de semana, dias 12 e 13, a Câmara vai levar o tema para as ruas, com a distribuição de adesivos, imãs de geladeira, sacolinha de automóveis, panfletos e folders educativos. A concentração será na avenida Afonso Pena com a rua 14 de Julho, a partir das 11h.

Nos siga no Google Notícias