ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Nelsinho diz que morte por dengue foi caso isolado

Redação | 28/05/2009 09:18

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), afirmou que a morte de um garoto de 7 anos por dengue foi um problema isolado. Segundo o prefeito, a criança já estava debilitada em decorrência de problemas hepáticos.

"Não existe risco de epidemia", salienta Trad. Segundo Nelsinho, a prefeitura fez uma varredura na região onde a criança morava. Eduardo da Costa Bussons da Silva morava no Jardim Tijuca. O prefeito enviou, por meio da imprensa, condolências à família. "Pelo momento difícil".

O menino, que morreu ontem, estava internado há 18 dias, com quadro de insuficiência hepática. Na UTI do HU (Hospital Universitário), em estado grave, Eduardo passou por uma série de exames.

Após descartarem hepatite e leptospirose, as análises confirmaram a dengue. Segundo o diretor do HU, Wilson Canteiro, o tipo de dengue será determinado por exames, mas a suspeita recai sobre o tipo 2.

A entrevista do diretor diverge da afirmação do prefeito, sobre o fato de a criança estar debilitada antes da doença. Segundo Canteiro, o paciente teve complicações em virtude da dengue.

Tipo 2 - "Não tem mais outro caso de dengue registrado agora", afirmou Nelsinho Trad. Contudo, dados do Ministério da Saúde mostram que a doença, que registrou epidemia em 2007, está em ascensão. No mês passado, a Capital contabilizou 75 pacientes. Em abril de 2008, foram 36.

Mato Grosso do Sul também é um dos oito estados que tiveram aumento nos casos este ano.

O médico infectologista Rivaldo Venâncio explica que a dengue tem quatro tipos de vírus: 1,2,3 e 4. Quando a pessoa tem dengue ela se torna imune ao tipo de vírus que a infectou.

De acordo com o médico, o tipo 2 foi registrado na Capital em 2000 e 2001, o que significa que, caso o vírus retorne, o percentual mais atingido será de crianças, pois não tiveram contato anterior com o vírus da dengue.

Em 2007, Campo Grande registrou epidemia do tipo 3. "Foi uma epidemia gigantesca e as pessoas estão imunizadas contra o tipo 3". Ele explica que qualquer tipo de dengue pode causar a forma hemorrágica da doença.

Nos siga no Google Notícias