ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Nova diretoria do Conselho Antidrogas vai priorizar ações de prevenção

Instalação de conselhos sobre o assunto em todas as 79 cidades também é foco

Mayara Bueno | 15/01/2018 12:45
Nova diretoria do Conselho Antidrogas vai priorizar ações de prevenção
Denise de Souza Silva, nova presidente do Conselho Estadual Antidrogas, em discurso durante sua posse. (Foto: André Bittar).

Nesta segunda-feira (15), a nova diretoria do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas tomou posse na Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. A presidente será Denise Souza e Silva, psicóloga e mestre em saúde coletiva, primeira mulher a presidir a instituição em 35 anos.

Conforme a presidente, entre os desafios, a adoção de medidas de prevenção e instalação de conselhos sobre o assunto em todas as 79 cidades. Atualmente, são 29 municípios com o órgão de discussão.

"Parece que é uma coisa simples (prevenção), mas exige a vontade política, subsidiando ações, e também à sociedade em não subestimar os danos que as drogas podem causar. A prevenção é uma meta", afirma.

Para a governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), a urgência é conscientizar e sensibilizar a população de que o problema das drogas é questão de saúde pública.

"O Conselho, além de fomentar e levar para os municípios, tem a missão de fiscalizar e nos ajudar em ações, que com certeza farão a diferença", completa.

Rose lembrou ainda da região fronteiriça de Mato Grosso do Sul, com os países Paraguai e Bolívia, e o quanto a situação atinge diretamente os números relacionados às drogas.

Nova diretoria do Conselho Antidrogas vai priorizar ações de prevenção
Governadora em exercício, Rose Modesto, PSDB, durante posse. (Foto: André Bittar).

A respeito do assunto, o secretário da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, afirmou que a cada ano MS quebra recordes de apreensão de drogas. Em 2017, afirma ter sido 427 toneladas.

"A união da sociedade e dos órgãos vai fortalecer isso. A Sejusp precisa do apoio do Conselho para cobrarmos recursos do Conad em Brasília".

Ressaltou também que o governo estadual tem dialogado com os governos do Paraguai e Bolívia, para que estabeleçam medidas para que os residentes na fronteira não fiquem desassistidos e à mercê do tráfico de drogas que existe por lá.

Composição - Durante o período de dois anos ficam à frente do órgão quatro membros: a psicóloga e mestre em saúde coletiva, Denise Fátima Barbosa Souza e Silva, como vice-presidente o médico psiquiatra, Marcos Estevão dos Santos Moura, ocupa as funções de secretário o coronel Ary Carlos Barbosa e de tesoureiro o delegado de Polícia Civil, Rodrigo Guiraldelli Yassaka, além de 24 conselheiros.

Nos siga no Google Notícias