ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Obras de ampliação do Aeroporto devem começar em 2014

Redação | 16/12/2009 12:35

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Campo Grande devem começar em 2014, mas em 2011 será iniciada reforma. A solenidade de assinatura dos convênios que permitem as obras foi realizada nesta quarta-feira, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo.

O governador André Puccinelli (PMDB) apresentou o projeto para explicar que a área do aeroporto irá passar de 1,8 mil hectares para 2,4 mil. Segundo ele, as negociações para ampliação começaram há 21 meses.

Ele explicou ainda que a Prefeitura e o Estado devem publicar um decreto de utilidade pública reservando a área, que será comprada pelo governo por, pelo menos, R$ 20 milhões, com a desapropriação de 52 propriedades.

Com o mapa da ampliação nas mãos, André destacou as melhorias de acesso ao Aeroporto, como a Via Morena e o projeto Imbirussu-Serradinho e também que a ampliação é um projeto a longo prazo e "quem ver" vai considera-lo o "grande interposto de cargas das Américas".

Ele explicou que no contrato do convênio há uma cláusula reversiva que diz que se após um ano da conclusão do projeto as obras não tiverem iniciados, a doação será revertida, como em outros processos como esse.

De acordo com o governador, houve demora na conclusão das discussões porque, inicialmente, a área seria usada pelo Exército para instalação de um Batalhão de aviação.

Depois, conforme André, o terreno seria ampliada em 1,8 mil hectares, no entanto, o Ministério Público fez ressalva que na região há nascentes de córregos. Por isso, as nascentes foram preservadas e a área ficou menor.

O Comandante do Exército brasileiro - Enzo Martin Peri, começou o discurso falando que se lembrava de quando as obras do batalhão de aviação foram iniciadas e o governo do Estado pediu para que outra área fosse escolhida, já que ali aconteceria a ampliação do aeroporto.

A base aére ofereceu nova área para o Exército. "Vislumbrei nisso uma conjunção da compreensão de todos os envolvidos da importancia do projeto do aeroporto"

"O projeto vai permitir a Campo Grande ter um aeroporto à altura de Mato Grosso do Sul"

Segundo Puccinelli, a partir da assinatura deste convênio, o prazo legal para concluir o projeto de ampliação é de 36 meses. Mas, de acordo com ele, o documento deve estar pronto em dois anos, pois será feito pelo governo em parceria com a Infraero.

"Acredito que em 2014 o campo-grandense já vai ver essas modificações", afirmou o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza.

Murilo esclarece que o projeto inicial tem duas pistas de três mil metros, pátio para aeronaves, novo terminal de passageiros e Aeroporto Internacional de Cargas. O setor de cargas vai ficar próximo ao terminal Intermodal, facilitando assim, a escoação da produção.

O vice-prefeito Edil Albuquerque (PMDB) lembrou que atualmente falta conforto no Aeroporto Internacional. Ele considera o espaço limitado e diz que isso dificulta o turismo.

Reforma -Apesar das obras de ampliação começarem só em 2014, o Aeroporto Internacional irá virar um 'canteiro de obras' , já em 2011. A informação é do superintendente da Infraero, Mário Ilton Rodrigues Moreira.

Ele contou que em 2011 começa a reforma na sala de embarque e construção de mais duas esteiras. Hoje há só uma. Segundo Mário, o Aeroporto vai fechar 2009 com um milhão de passageiros.

Nos siga no Google Notícias