ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Oficial levou PMs do Estado para ameaçar bandidos no PR

Redação | 23/04/2010 13:19

O capitão da Policial Militar Paulo Roberto Teixeira Xavier é acusado de ter levado dois policiais militares de Mato Grosso do Sul para fazer chantagem e ameaças a grupo rival no Paraná. A denúncia foi apresentada hoje pela manhã pelo Ministério Público Estadual, durante o julgamento dos oficiais acusados de envolvimento na administração de rede de máquinas caça-níqueis desbaratada na Operação Las Vegas.

De acordo com a denúncia, o capitão Xavier foi até Ortigueira, cidade a 247 quilômetros da capital Curitiba, acompanhado de dois policiais militares de Mato Grosso do Sul para recuperar um caminhão bitrem de propriedade da empresa de cerâmica Bem-Te-Vi, registrada em nome de Cristiane de Almeida Xavier, esposa do oficial. Até a descoberta do esquema, a empresa funcionava na avenida Ceará, em Campo Grande, mas fechou e hoje outra cerâmica funciona no local.

O capitão da PM confirmou que esteve na cidade paranaense e registrou boletim de ocorrência sobre o roubo do caminhão na delegacia, solicitando ao delegado que policiais fossem deslocados para acompanhá-lo em diligências pelo município na busca pelo veículo roubado. Enquanto esteve no Paraná, Xavier descobriu o endereço da mãe do assaltante do bitrem e ameaçou colocar um quilo de cocaína na casa da mulher, de modo a incriminá-la por tráfico de drogas, mostram ligações telefônicas interceptadas durante as investigações.

A promotora Tatiana Façanha apresentou um dos telefonemas, de 10 de fevereiro de 2009, em que o oficial diz que não faria nada e só desejava reaver o caminhão. Os bandidos aceitaram o pedido e tiveram que remontar parte do caminhão que havia sido desmontado. Pelo acordo, os assaltantes teriam "passe livre" entre Curitiba e Maringá, de acordo com a investigação.

"Isto dá provas de um acordo perverso entre um oficial da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e bandidos do Paraná", finalizou a promotora de justiça.

O capitão Paulo Xavier é acusado ainda por manter comércio em funcionamento, o que fere o Código Penal Militar. No artigo 204, a participação em comércio, como gerente ou sócio, exceto em casos de acionistas e cotistas, é proibido pela legislação, com pena de suspensão do exercício do posto, de seis meses a 2 anos, ou ainda reforma.

Em depoimentos anteriores, o oficial negou participar da administração da Cerâmica Bem-Te-Vi, porém foram apresentadas 18 ligações telefônicas em que Xavier negocia com fornecedores e coordena motoristas para entrega de produtos.

A imprensa tem acesso ao julgamento, mas sem poder fazer imagens. A previsão é que que o resultado seja divulgado no período da noite.

Nos siga no Google Notícias