ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Onça parda mobiliza PMA e assusta acadêmicos da UFMS

Redação | 09/06/2010 09:00

Uma onça parda foi vista por seguranças da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no campus de Corumbá, na última semana e mobilizou a Polícia Militar Ambiental, que fez buscas mas não conseguiu localizar o animal.

Segundo o Diarionline, desde então os acadêmicos estão assustados e mudaram os hábitos, procurando não andar sozinhos pelo local.

O bicho foi avistado no campos na quinta-feira passada. "Foi tudo muito rápido. O outro vigia e eu, estávamos em ronda pelo Campus, quando paramos em frente a sala de fotocópias e avistamos o animal revirando o lixo da cantina. Era uma distância de 20 metros aproximadamente. Foi um susto muito grande, na hora parece que deu um branco, não deu vontade de correr, de nada. O outro vigia pensou que fosse um cachorro, mas depois tivemos a certeza que era uma onça-parda. Quando ela nos avistou saiu correndo, acuada. Era um animal grande e bem magro. Deu para perceber que ela estava atrás de comida", contou o vigia André Luiz Ibanez.

Após o susto, eles acionaram a PMA. O comandante , major Waldir Acosta, explicou que o aparecimento do animal, assim como anfíbios é comum no período por conta dos alagamentos no Pantanal. "Nessa época de cheia, os animais silvestres são 'espantados' pela inundação de suas áreas. A única saída deles é se refugiarem na área urbana, à procura de local seco, de segurança e de comida", argumentou.

Ele orienta que os acadêmicos evitem locais ermos, fiquem atentos e, se avistarem o animal, devem manter distância.

A notícia sobre a presença da onça se espalhou rápido e alunos do curso de Letras, que ficam ate às 22 horas nos blocos B e C estão preocupados.

Em entrevista ao Diarionline a acadêmica do 4º ano, Daiana Gomes, conta que, por precaução, mudou alguns hábitos. "Fiquei muito assustada, porque o banheiro mais perto de nossa sala fica muito próximo à área de acesso ao rio Paraguai, além de ser escuro, o que pode ser um ótimo esconderijo para qualquer animal silvestre. Agora, não vamos mais sozinhas ao banheiro. Uma alternativa é ir ao banheiro do bloco H, que aparenta ser mais seguro", disse.

Nos siga no Google Notícias