ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Operação Volta às Aulas encontra 9 produtos irregulares

Redação | 26/01/2010 12:45

A AEM/MS (Agência Estadual de Metrologia) encontrou irregularidades em nove produtos escolares e em 1.664 etiquetas têxteis de uniformes durante a fiscalização Volta às Aulas.

Dos nove produtos reprovados, três foram no quantitativo e seis no exame formal, segundo o diretor-presidente da agência, Ademir de Sousa Osiro. Em janeiro foram fiscalizados 163 produtos escolares em seis estabelecimentos comerciais de Campo Grande. Destes, foram coletados 14 para análise no laboratório.

"O primeiro exame aponta a reprovação quantitativa, ou seja, aqueles que não apresentam em seu conteúdo a mesma quantidade ou peso informados na embalagem", explica Osiro. No exame quantitativo foram reprovados: Caderno Universitário Capa Dura Marca Franelli, Corretivo Marca Maxi Correto e Lápis de Cera Preto Marca Acrilex.

Já o exame formal aponta o produto que está com indicação em desacordo com a portaria do Inmetro nº 157/2002. De acordo com a Operação "Volta às Aulas" foram reprovados no exame formal: Cola em Bastão Marca Molin, Saco para Arquivo A4 Marca Deli, Caderno Universitário Marca Confetti, Caderno Universitário Marca Ecológica, Caderno Universitário Marca Franelli e Manta de E.V.A Marca E.V.A Técnica.

"Os técnicos visitaram 27 lojas e fábricas do setor têxtil, onde foram fiscalizadas 11.118 etiquetas têxteis e reprovadas 1.664. Os itens que devem fazer parte obrigatoriamente em uma etiqueta têxtil são: Marca ou Razão Social, CNPJ, Composição, Conservação, País de Origem, além da Indicação de Tamanho.

O diretor também esclarece que a AEM/MS irá autuar o fabricante do produto irregular, que poderá apresentar defesa em até dez dias. A multa poderá ser de R$ 100 mil, dependendo da gravidade da irregularidade.

Nos siga no Google Notícias