A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

23/01/2009 09:21

Outros 8 municípios tem decretada situação de emergência

Redação

A exemplo de Dourados, outros oito municípios estão sob decreto de situação de emergência por conta de perdas na produção de grãos, como resultado da forte estiagem que atingiu o Estado.

A informação é do governador André Puccinelli (PMDB) que disse agora pela manhã que os pedidos de apoio estão sendo avaliados e se comprovadas as perdas também serão beneficiados. "Dourados teve perda de 40% na produção, por isso teve o pedido atendido", explicou quando chegava à sede da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) onde acontece a assinatura do decreto.

Os municípios citados pelo govenador foram Caarapó, Rio Brilhante, Itaporã, Bataiporã, Maracaju, Doradina, Sidrolândia e Laguna Carapã.

Os prejuízos calculados em Dourados somam R$ 87 milhões e um levantamento feito em outubro no ano passado apontou os impactos negativos da forte estiagem que atingiu o município e cidades no entorno.

Conforme o documento, a estimativa de produção para este ano era de 4,9 a 4,6 milhões de toneladas de grãos. Por conta da falta de chuva, a produção deve variar entre 4,300 a 4,200 milhões de toneladas.

Ainda segundo o levantamento, a perda na produção de soja será de 40% só em Dourados. Através do decreto o governo pretende incentivar a produção na região e ainda reforçar os pedidos de refinanciamento de débitos de produtores rurais.

O decreto possibilita ainda aspecto legal para que seja feito o pedido de bolsa estiagem - auxílio emergencial de R$ 300, concedido pelo governo federal a agricultores que possuem propriedades em áreas atingidas pela estiagem.

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions