A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

23/01/2009 09:21

Outros 8 municípios tem decretada situação de emergência

Redação

A exemplo de Dourados, outros oito municípios estão sob decreto de situação de emergência por conta de perdas na produção de grãos, como resultado da forte estiagem que atingiu o Estado.

A informação é do governador André Puccinelli (PMDB) que disse agora pela manhã que os pedidos de apoio estão sendo avaliados e se comprovadas as perdas também serão beneficiados. "Dourados teve perda de 40% na produção, por isso teve o pedido atendido", explicou quando chegava à sede da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) onde acontece a assinatura do decreto.

Os municípios citados pelo govenador foram Caarapó, Rio Brilhante, Itaporã, Bataiporã, Maracaju, Doradina, Sidrolândia e Laguna Carapã.

Os prejuízos calculados em Dourados somam R$ 87 milhões e um levantamento feito em outubro no ano passado apontou os impactos negativos da forte estiagem que atingiu o município e cidades no entorno.

Conforme o documento, a estimativa de produção para este ano era de 4,9 a 4,6 milhões de toneladas de grãos. Por conta da falta de chuva, a produção deve variar entre 4,300 a 4,200 milhões de toneladas.

Ainda segundo o levantamento, a perda na produção de soja será de 40% só em Dourados. Através do decreto o governo pretende incentivar a produção na região e ainda reforçar os pedidos de refinanciamento de débitos de produtores rurais.

O decreto possibilita ainda aspecto legal para que seja feito o pedido de bolsa estiagem - auxílio emergencial de R$ 300, concedido pelo governo federal a agricultores que possuem propriedades em áreas atingidas pela estiagem.

MEC vai propor nova estrutura para cursos de pedagogia
O Ministério da Educação (MEC) vai encaminhar ao Conselho Nacional de Educação (CNE), na próxima semana, uma proposta de modificação dos cursos de pe...
Motoristas envolvidos em contrabando terão habilitação cassada
O motorista que for condenado por dirigir veículo usado para receptação, descaminho ou contrabando de mercadorias terá sua carteira de habilitação ca...
STF decide que Ministério Público pode cobrar multas de ações penais
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (13) que o Ministério Público tem competência para ajuizar ações de cobrança de multas definidas em con...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions