ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Ouvidor da Funai faz pedido para PF investigar ONGs e índios em MS

Nyelder Rodrigues | 24/11/2017 00:10

Investigar indígenas e ONGs (Organizações não governamentais) que estariam cooptando para conflitos mulheres, crianças e idosos em Mato Grosso do Sul. Esse foi o pedido feito pelo ouvidor da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Brasília (DF), Marcelo Augusto Xavier da Silva.

O pedido de "providências persecutórias" foi feito por escrito à PF (Polícia Federal) por Marcelo, que também é delegado da PF. As informações foram publicadas nesta quinta-feira (23) pelo jornal Folha de São Paulo.

Conforme o texto, o ouvidor também pediu ao comando-geral da PM (Polícia Militar) sul-mato-grossense para realizar fiscalização ostensiva em regiões onde índios da etnia guarani-kaiowá reivindicam posse de terras em propriedades rurais, impedindo então a entrada deles nestas fazendas.

A Folha ainda informa que o pedido foi realizado em 27 de setembro, após o ouvidor verificar a possibilidade de ocorrer com conflito fundiário em ocupação da fazenda Santa Maria, em Caarapó.

Ele afirma que mulheres, crianças e idosos são arregimentados por ONGs para aumentar o contingente de pessoas nas ocupações, além de levar aos locais ocupados um estado de vulnerabilidade.

O ofício enviado à PF foi uma resposta à comunicação enviada pelo coordenador regional da Funai em Dourados. Um mês antes de enviar o ofício, Marcelo trabalhou como assessor da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Funai e do Incra, que pediu o indiciamento de antropólogos, indigenistas e procuradores da República.

Em resposta à situação exposta na matéria, o presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, afirmou não ter conhecimento do ofício e que ele não reflete a posição do órgão. Ele prometeu também analisar e anular o documento, além de afirmar que não é papel do ouvidor acionar a polícia, e sim receber as demandas dos indígenas para que sejam solucionadas.

Nos siga no Google Notícias