ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Página na internet vai auxiliar pessoas a optarem por hábitos mais saudáveis

Ferramenta lançada pelo Ministério da Saúde visa combater sedentarismo, fumo, obesidade e má alimentação.

Anahi Gurgel | 13/06/2017 17:35
Moradores de Campo Grande praticam exercícios no Parque das Nações Indígenas. Internet pode ser aliada a favor da adoção de hábitos saudáveis.  (Foto: André Bittar)
Moradores de Campo Grande praticam exercícios no Parque das Nações Indígenas. Internet pode ser aliada a favor da adoção de hábitos saudáveis. (Foto: André Bittar)

Um estímulo a mais para que as pessoas parem de fumar, façam mais exercícios, se alimentem melhor e tenham peso saudável. Essa é a intenção do Ministério da Saúde ao lançar, nesta terça-feira (13), a plataforma online “Saúde Brasil”.

A página na internet tem o objetivo de aproximar a população de informações especializadas sobre promoção à saúde, um ambiente que reúne conteúdos simples e de fácil acesso, com serviços e dicas de especialistas para que a população adote hábitos mais saudáveis.

Todos os conteúdos e serviços estão baseados em quatro pilares: eu quero parar de fumar; eu quero ter peso saudável; eu quero me alimentar melhor; e eu quero me exercitar.

“Má alimentação, sedentarismo, consumo de cigarro e obesidade levam ao adoecimento. Alguns exemplos das doenças adquiridas por esses maus hábitos são a diabetes, a hipertensão, o infarto e o AVC, que sobrecarregam o sistema de saúde”, enfatizou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Ele disse ainda que só para tratar a obesidade, por exemplo, o SUS (Sistema Único de Saúde (SUS) gasta quase meio bilhão de reais em um ano.

Perfil do internauta - A ferramenta na internet pode ser acessada pelo endereço www.saude.gov.br/saudebrasil. Ao acessar o site, os usuários devem responder a um questionário sobre seus hábitos de saúde. Depois recebe uma breve avaliação e o que precisa fazer para se tornar mais saudável.

Com isso, a plataforma reunirá o perfil de cada pessoa, permitindo uma comunicação personalizada, com mensagens adequadas para cada grupo.

Novos conteúdos e funcionalidades serão incorporados periodicamente, inclusive com sugestões da população, por meio de canal próprio manifestações e depoimentos sobre histórias de superação.

O usuário também pode consultar uma seleção de receitas a partir de produtos regionais ou calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) . O site funciona tanto no computador de mesa quanto nos celulares, com navegação adaptada para os aparelhos móveis, garantindo a melhor experiência para o usuário.

Nos siga no Google Notícias