ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Pantanal não terá cana, diz presidente de Associação

Redação | 16/08/2010 14:32

O presidente da Associação dos Produtores de Bioenegia de Mato Grosso do Sul, Roberto Hollanda Filho, rejeitou hoje a possibilidade de haver plantio de cana e instalação de indústrias do setor no Pantanal. ""Não há cana e não terá cana no Pantanal", assegurou Hollanda, em palestra proferida durante o Canasul 2010 (Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar em MS), que começou hoje e vai até amanhã no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Hollanda abordou assuntos polêmicos como a produção de cana no Pantanal. "O governo federal estipulou que não haverá nova produção de cana na Bacia do Alto-Paraguai. Não existe nenhum projeto de instalação de usinas no Pantanal e é preciso ser categórico nisso", afirmou

Outro ponto abordado foi a proibição da queima da cana, processo usado antes do corte. Hollanda disse que a associação é contra o uso do fogo, mas defendeu a proibição só a partir de 2016. Segundo ele, até lá a poda tecnificada vai permitir que a queima seja abandonada sem prejuízos à cadeia produtiva e à sociedade. Segundo ele, as máquinas ainda exigem um alto investimento e os trabalhadores precisam se qualificar para operar os equipamentos.

De acordo com o presidente da Associação, os investimentos em qualificação da mão-de-obra estão sendo feitos no Estado. O objetivo é realizar três mil cursos até o fim desse ano "Quando 100 pessoas perdem o emprego em uma usina de cana, gera-se outros 30. Contudo, esses são empregos fixos e com um salário melhor, diferente dos outros que clandestinos", afirmou.

Roberto Hollanda destacou a importância do etanol

Nos siga no Google Notícias