ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Papa renuncia oficialmente hoje e Igreja inicia conclave para escolher líder

Paula Vitorino | 28/02/2013 10:35
Papa deixa pontificado nesta tarde. (Foto: Estadão)
Papa deixa pontificado nesta tarde. (Foto: Estadão)

Nesta quinta-feira (28), encerrando mês de fevereiro, a Igreja Católica se prepara para viver momento histórico: a escolha de novo papado após a renúncia do líder religioso, Bento XVI. Há 600 anos os católicos não presenciavam momento semelhante.

O papa deixa oficialmente o pontificado, de quase 8 anos, às 17h (horário regional). A partir desse horário começa o chamado período de sé vacante (sem papa) e tem início o conclave, para escolha do novo líder.

Nessa manhã, ele participou de cerimônia e recebeu o cumprimento e as palavras de cada um dos membros da igreja. Bento XVI ainda prometeu obediência ao seu sucessor.

"Desde hoje prometo ao futuro papa minha incondicional reverência e obediência", disse.

Às 13h30, o papa deixará o Vaticano e voará em um helicóptero para a casa de verão da Santa Sé, Castel Gandolfo, a 30 km de Roma, numa viagem de cerca de 15 minutos. Lá, aparecerá na janela para saudar a população local, no que deve ser sua última aparição em público. "Vou me esconder do mundo", prometeu o papa dias após ter anunciado que renunciaria.

Quando for 17h, o “sinal” de que Bento XVI não é mais papa será dado quando a Guarda Suíça, que o acompanha, deixar Castel Gandolfo. No momento em que Bento XVI deixar o papado, o anel do pescador, usado por ele na mão direita, será destruído, como ocorre quando um pontífice morre.

Bento XVI será conhecido como papa emérito ou bispo emérito de Roma, que significa aposentado. Ele não terá mais responsabilidades administrativas ou oficiais e também não participará do conclave que escolherá seu sucessor.

O papa anunciou que iria renunciar por avaliar que não tinha mais condições físicas de continuar na missão, devido a idade avançada. (Com informações do Estadão)

Nos siga no Google Notícias