ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Para funcionar,Varas de Execução Fiscal pedem servidores do governo e prefeitura

Ricardo Campos Jr. | 17/03/2015 17:14
Autoridades durante solenidade que oficializa desmembramento da Vara de Execução Fiscal (Foto: Marcelo Calazans)
Autoridades durante solenidade que oficializa desmembramento da Vara de Execução Fiscal (Foto: Marcelo Calazans)

Oficializado nesta terça-feira (17), o desmembramento da Vara de Execução Fiscal em duas contará com a cedência de funcionários dessas duas esferas do Executivo, o que segundo o presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), João Maria Lós, reduz o custo da mudança. Uma das repartições atenderá apenas processos sobre tributos referentes ao estado e a outra, aos que dizem respeito ao município.

Segundo ele, o estado já confirmou que irá encaminhar servidores e agora resta negociação com o prefeito Gilmar Olarte (PP) para que faça o mesmo. Apesar da divisão de equipes, a juíza Joseliza Alessandra Zanzela Turini será responsável pelas duas repartições até que um concurso para magistrado seja feito, ainda sem previsão de abertura. Isso ocorre porque não é possível abrir seleção antes que haja a oficialização de uma nova vara.

“A divisão das varas vai gerar ganhos para os cidadãos, que vão conseguir ter certidões negativas mais rapidamente e consegue, em um curto prazo, auxiliar e esclarecer o cidadão”, diz Joseliza.

Essas varas recebem processos tanto do poder público contra o contribuinte como o contrário. No caso do município, são cerca de 200 mil processos ajuizados com valores menores, geralmente partindo de R$ 50. Já os casos envolvendo o estado, são 6 mil ações com valores maiores, a partir de R$ 15 mil.

“Por causa dessa quantidade e da questão de valores, os casos merecem tratamentos diferenciados. Para resolver situações, usa-se a máquina judicial quando o estado tem que pagar alguma coisa. No município, usa-se a conciliação, porque o valor é menor”, explica Lós ao Campo Grande News.

Dos 209.673 processos em trâmite, 5.865 são da Fazenda Estadual, dos quais 64% tramitam eletronicamente, e 203.808 são da Fazenda Municipal, sendo 88% eletrônicos.

Em dezembro de 2014, na Vara de Execução Fiscal, havia 191.876 processos tramitando, entre 185.791 da municipal e 6.085 da estadual. Durante o ano foram sentenciados 15.327 e arquivados definitivamente 18.195. Somente em janeiro e fevereiro deste ano foram distribuídos 22.799 processos novos, sentenciados 4.028 e arquivados definitivamente 6.284 processos.

Nos siga no Google Notícias