ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Para juiz, decisão do STF diferencia “mula” do traficante profissional

Aline dos Santos | 24/06/2016 13:37
Penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços; Medida impacta sistema carcerário.
Penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços; Medida impacta sistema carcerário.

“Os mulas e os pequenos traficantes terão tratamento diferenciado em relação ao traficante profissional, violento, que vive da prática de crimes. Continuarão sendo punidos, mas de forma diferente.”. A afirmação é do juiz José Henrique Kaster Franco, autor da decisão que afastou a natureza hedionda do crime de tráfico privilegiado de entorpecentes e foi mantida ontem pelo STF (Supremo Tribunal Federal), abrindo caminho para aplicação em todo País.

O magistrado, que atua na comarca de Nova Andradina, condenou, em 2010, Ricardo Evangelista Vieira de Souza e Robinson Roberto Ortega. Eles foram flagrados com 772 quilos de maconha em um caminhão.

“No caso, apliquei o mesmo critério que vinha aplicando para tantos outros. Como os réus eram primários, não havia antecedentes, não havia prova de participação em organização criminosa, e também não havia prova de que se dedicassem a outras atividades criminosas, condenei os dois em regime fechado, por mais de 7 anos, mas afastei a aplicação da Lei dos Crimes Hediondos”, afirma o magistrado.

O afastamento da natureza hedionda foi derrubado em outras instâncias e motivou um habeas corpus no STF, apresentado pela DPU (Defensoria Pública da União). Ontem (dia 23), o Supremo decidiu que no tráfico privilegiado, as penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa.

“Com essa decisão, o STF classifica espécies de gravidade do tráfico. Quando se trata de réu primário, portador de bons antecedentes e não integra organização criminosa, o tráfico não é considerado crime hediondo, mas crime comum. Isso significa possibilidade de responder ao processo em liberdade e, se condenado, a pena não será tão alta”, afirma o advogado criminalista Fábio Trad.

Liberdade - A defesa dos condenados vai pedir um novo cálculo de pena e a expectativa é que seja extinta a punibilidade. “Atualmente, estão em regime aberto, na condicional”, afirma o advogado Marcos Ivan de Souza.

Segundo ele, Ricardo era motorista do caminhão e Robinson o dono do veículo. O motorista negou envolvimento do patrão, mas ambos foram condenados. Para ele, a decisão vai diminuir a massa carcerária. “Já que os presos poderão invocar esse entendimento e pedir o recálculo da pena”, afirma.

Os crimes hediondos, previstos na Lei 8.072/1990, e os equiparados (tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e terrorismo) são inafiançáveis e insuscetíveis de anistia, graça ou indulto, e a progressão de regime só pode acontecer após o cumprimento de dois quintos da pena, se o réu for primário, e de três quintos, se for reincidente.

Nos siga no Google Notícias