ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Para maioria, protestos nas estradas trouxeram mais perda do que ganho

Paralisação dos caminhoneiros resultaram em mais prejuízos do que o esperado, aponta levantamento divulgado hoje.

Anahi Gurgel | 11/06/2018 18:31
Caminhões estacionados em postos, durante paralisação de 11 dias. (Foto: Saul Schramm)
Caminhões estacionados em postos, durante paralisação de 11 dias. (Foto: Saul Schramm)

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) revela que a maioria dos brasileiros avalia de forma negativa as consequências da paralisação dos caminhoneiros. Para 69% dos entrevistados, os protestos trouxeram menos benefícios e mais prejuízos, como aumento no preço dos combustíveis e do gás de cozinha.

O levantamento foi realizado nos dias 6 e 7 de junho, pelo instituto Datafolha. Foi questionado quanto aos resultados após o fim da paralisação., que durou onze dias. A maior parte, 69%, analisa como mais prejuízos do que benefícios. Apenas 20% apontou o inverso, afirmando terem visto mais ganhos do que perdas.

Na última pesquisa, realizada no dia 29 de maio, por telefone , a mesma pergunta feita indicou que 56% diziam que a paralisação deveria continuar., apesar de serem contrários ao pagamento da conta da redução do diesel. À época, quando perguntados sobre a aprovação do movimento, 87% eram favoráveis.

Com margem de erro de dois pontos percentuais, a pesquisa também avaliou o grau de satisfação em relação à atual política de reajuste de combustíveis adotada pela Petrobras, que atrela os valores à variação do mercado internacional do petróleo e à cotação do dólar.

Do total, 68% da população é contrária à atual política. Somente 26% dos ouvidos acham que o governo deve manter a atual postura, de deixar a Petrobras livre para definir o preço dos seus produtos e buscar lucros – mesmo que isso represente prejuízo.

Quanto à atual situação econômica do País, 38% acredita que deve ficar como está e outros 32% que vai ficar ainda pior. Em abril, os “pessimistas” representavam menor número: 26%.

De abril até junho, permaneceu estável a parcela que acha que a inflação deve permanecer igual, ou melhorar. A inflação do mês passado mostra que o índice ter subido nos últimos dois meses, ainda está em 2,86% no acumulado dos últimos 12 meses – aquém do esperado, considerando a meta para 2018 de 3% a 6%.

Nos siga no Google Notícias