ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Para MPE nomeação de casal de promotores não é nepotismo

Redação | 17/05/2010 18:52

Em nota à imprensa, o MPE (Ministério Público Estadual) afirmou que não há obstáculo legal para o Procurador-Geral de Justiça Paulo Alberto de Oliveira empregar em seu gabinete os promotores Paulo Cezar dos Passos e Jaceguara Dantas da Silva Passos, marido e mulher.

De acordo com o MPE, não há caracterização de nepotismo porque não havia subordinação entre ela e o marido .

A nomeação do 19º Promotor de Justiça de Campo Grande para o cargo de confiança no gabinete foi publicada no Diário da Justiça da terça-feira passada (11). Na mesma edição, a esposa de Paulo Cezar, a 5ª Promotora de Justiça de Campo Grande, Jaceguara, foi nomeada para atuar na 35ª Zona Eleitoral pelo período de dois anos.

Três dias depois, Jaceguara ganhou uma nova promoção: ela também foi nomeada para o gabinete do Procurador-Geral de Justiça para desempenhar atribuições de assessoramento administrativo.

Com as promoções, Jaceguara e Paulo Cezar tiveram um acréscimo salarial de 20%. Com a nomeação, Jaceguara passou a ter dois cargos incompatíveis no entendimento do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público): a de promotora eleitoral e cargo de confiança no gabinete do Procurador-Geral.

De acordo com a resolução do CNMP, não poderá ser indicado para exercer a função eleitoral o membro do Ministério Público "que se encontrar afastado do exercício do ofício do qual é titular, inclusive quando estiver exercendo cargo ou função de confiança na administração superior da Instituição".

Na nota divulgada a pouco pelo MPE a nomeação de Jaceguara foi revogada, na "designação da Promotora de Justiça da função eleitoral". O MPE afirma que a medida já havia sido analisada pela Procuradoria-Geral de Justiça. No entanto, embora a segunda nomeação tenha acontecido na sexta-feira,14, o MPE divulgou a revogação hoje.

O MPE afirma que em "razão da celeuma criada, a Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos declinou da designação, tendo o Procurador-Geral de Justiça tornado sem efeito a Portaria 623, ato que ainda será publicado no Diário da Justiça".

Nos siga no Google Notícias