ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Paralisação de hidrovia do PAC faz União acionar Supremo

Redação | 15/10/2009 17:43

A suspensão dos estudos de implantação da hidrovia Paraguai-Paraná, que integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, foi motivo para que a União ajuizasse ação cautelar no STF (Supremo Tribunal Federal), no sentido de pôr fim aos efeitos da decisão da 5ª Turma do TRF/1ª (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Conforme a AGU (Advocacia-Geral da União), o TRF se baseou num parecer técnico do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), sobre o qual não teve oportunidade de se pronunciar, o que configuraria desrespeito aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa.

De acordo com o MPF, já que a hidrovia atravessará terras indígenas, os estudos e a implantação poderiam ter curso mediante autorização do ministro Celso de Mello.

Hidrovia - A hidrovia começa no município de Cáceres (MT), 1,3 quilômetros até Nueva Palmira, no Uruguai, e passa pelas cidades de Corumbá e Assunção. Sua intenção era permitir o tráfego de barcaças 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias do ano.

Pela região passam enormes comboios que fazem o trajeto de soja, trigo, minérios, combustíveis e madeira. Mas as curvas são muitas e bem acentuadas. No tempo da seca, bancos de areia surgem do nada, como icebergs, dificultando a navegação.

Nos siga no Google Notícias