ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Parque do Prosa planeja novos atrativos para visitantes

Redação | 25/01/2008 22:33

A administração do Parque do Prosa, reserva natural que fica em Campo Grande, encrava no centro de poder de Mato Grosso do Sul, planeja oferecer novos passeios para os visitantes, depois de inovar com a trilha noturna em dias de lua cheia. Um projeto de revitalização da área inclui atrações como um mirante para observar pássaros, de trinta metros de altura, uma tirolesa de 250 metros de extensão e ainda uma trilha de arvorismo.

Se concretizada, a idéia garantiria à cidade passeios aos quais a população só tem acesso em municípios com características de ecoturismo, como Bonito. Para os administradores do Parque, mais que uma opção nova de passeio, a intenção de levar mais visitantes para dentro da reserva ecológica de 135 hectares é conseguir aliados na preservação do local, onde a fauna e a flora do cerrado estão bem representadas, mesmo sendo o que os especialistas chamam de uma mata secundária, ou seja, que está sendo recomposta ao longo dos anos

O gestor da reserva, Pedro Marcelo, diz que desde que foram criadas as trilhas no local, primeiro diurnas e este ano também noturnas, foi zerado um problema que era freqüente até o ano passado, a presença de estranhos na área do parque. Havia até caçadores, encontrados com armadilhas e armas, relata o biólogo.

Parceria - Segundo ele, trazer pessoas para dentro do parque mantém a área "viva", e ajuda na conscientização. Noventa por cento dos visitantes são crianças, que na visão do biólogo, são as que mais ajudam a transmitir os conceitos de preservação ambiental. Na área, elas aprendem sobre os animais existentes na reserva, sobre a vegetação e os mananciais de água que cortam o lugar.

Quem vai o local aprende, por exemplo, que no parque está a nascente do córrego Joaquim Português, que foi o primeiro de onde a cidade tirou água para seu abastecimento. Um outro ensinamento, dentre tantos, é sobre a copaíba, uma espécie de árvore que já foi muito ameaçada em razão da retirada do óleo, conhecido pelos poderes antiinflamatórios, e que dá nome a um dos nove caminhos que existem para as trilhas feitas na área de preservação.

Experiência que ensina -

Nos siga no Google Notícias