ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Partido pede ao STF suspensão da vistoria para licenciamento em MS

Aline dos Santos | 15/12/2015 08:52
Vistoria passou a ser exigida a partir de dezembro do ano passado. (Foto: Arquivo)
Vistoria passou a ser exigida a partir de dezembro do ano passado. (Foto: Arquivo)

A vistoria para licenciamento de veículos em Mato Grosso do Sul foi questionada no STF (Supremo Tribunal Federal). A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental foi apresentada pelo Democratas (DEM).

Com pedido de liminar, o partido solicita a suspensão de duas portarias do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito): a 32/2014, que regulamenta a inspeção nos veículos fabricados há mais de cinco anos; e a portaria 13/2014, que permite a realização da vistoria pelas empresas credenciadas.

O DEM sustenta que os atos normativos usurpam a competência privativa da União para legislar sobre trânsito e transporte. O partido alega que a vistoria de veículos terrestres é atividade regulada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Desta forma, os Estados e o Distrito Federal somente poderão legislar sobre trânsito e transporte quando houver autorização formal da União, por meio de lei complementar aprovada pelo Congresso Nacional.

Relatora do processo, a ministra Cármen Lúcia requisitou informações ao diretor-presidente do Detran/MS, ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República.

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) já considerou legal a vistoria veicular para licenciamento dos veículos. Conforme o governo, a inspeção, instituída por portaria publicada em dezembro de 2014, tem objetivo de diminuir o número de acidentes provocados pela circulação de veículos que não apresentem os equipamentos de segurança obrigatório, geradores de prejuízos sociais e econômicos à sociedade.

A reportagem solicitou informação à assessoria de imprensa do Detran/MS sobre que medida será adotada pelo órgão.

Nos siga no Google Notícias