ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Pauta cheia no STF adia julgamento da lei do piso nacional dos professores

Aline dos Santos | 23/03/2011 11:29

O STF (Supremo Tribunal Federal) ainda não começou a julgar a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra lei que criou, em 2008, o piso nacional o magistério.

O processo chegou a entrar em pauta no último dia 17, mas foi adiado devido ao grande volume de processos. A previsão é que a ação possa voltar à pauta na próxima semana.

A Adin foi impetrada em 2008 pelos governadores de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Ceará.

Além da constitucionalidade da norma, também foram questionados pontos específicos da lei como a regra de que um terço da carga horária do professor deverá ser reservada para atividades extraclasse, como planejamento de aula e atualização.

Esse dispositivo, principal contestação do governo de Mato Grosso do Sul, foi suspenso pelo Supremo. Para os governadores, a lei causa despesas exageradas e força novas contratações.

Outra divergência está no entendimento de piso como remuneração mínima. Para os professores, o valor estabelecido pela lei deveria ser entendido como vencimento básico: as gratificações e outros extras não poderiam ser incorporados na conta do piso.

Nos siga no Google Notícias