ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Pesquisa encontra os dois extremos da vulnerabilidade social no estado

Ricardo Campos Jr. | 01/09/2015 16:27
Mapa mostra vulnerabilidade social no estado. Quando mais perto da cor azul escura, melhores são os acessos aos serviços básicos (Foto: reprodução)
Mapa mostra vulnerabilidade social no estado. Quando mais perto da cor azul escura, melhores são os acessos aos serviços básicos (Foto: reprodução)

Mato Grosso do Sul concentra dois dos três municípios da região Centro-Oeste que tiveram índices muito altos de vulnerabilidade social, conforme pesquisa divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com dados de 2010. Conforme o levantamento, em Japorã e Tacuru é ausente ou insuficiente o acesso a infraestrutura urbana, capital humano e renda de trabalho, elementos que, em tese, todo cidadão deveria usufruir.

O mapa mostra que Campo Grande aparece entre as cidades com baixo índice de vulnerabilidade, enquanto São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul estão em situação privilegiada, sendo os únicos com taxas muito baixas de exclusão.

A maioria das cidades do estado apresentou índices medianos. Comparando os valores obtidos em 2000 com os de 2010 tem-se que as cidades na região oeste do estado apresentaram maiores reduções nas taxas de vulnerabilidade junto com os municípios ao norte de Goiás e algumas localidades de Mato Grosso.

Conforme o Ipea, 14% dos municípios de Mato Grosso do Sul tiveram evolução positiva nos índices. O aumento no acesso aos serviços básicos fez com que o Centro-Oeste saísse da zona de alta vulnerabilidade para a média vulnerabilidade.

Em 2000, conforme a pesquisa, grande parte dos municípios brasileiros expressava realidade de alta vulnerabilidade social. A exceção ficava por conta de alguns municípios na região Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e região central de MS, onde eram considerados medianas as taxas de acesso a renda e trabalho.

Nos siga no Google Notícias