ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Pesquisadora deu metade do valor de projeto em cheques sem fundo, diz Fundação

Gabriel Neris | 18/02/2013 16:42

A pesquisadora que utilizou irregularmente a conta da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) emitiu cheques que somados os valores chegam a 50% a mais do recurso repassado para a conclusão de um projeto. Os valores e o nome da pessoa e a instituição pública vinculada à pesquisa não foram divulgados.

A Fundect está com o nome sujo há pelo menos duas semanas. Comunicado na página da fundação na internet informa que a pesquisadora utilizou a conta destinada a atender projeto de pesquisa irregularmente. A fraude gerou problemas para a execução dos projetos.

O diretor administrativo da fundação, Arthur Vieira dos Santos, disse que a instituição vinculada ao projeto de pesquisa será acionada. Ele explica que a pesquisadora deveria ter prestado contas em dezembro de 2011. O prazo foi estourado e a Fundect passou o ano passado pedindo as prestações. Arthur também diz que a pesquisadora deveria ter encerrado a conta da fundação.

“A Fundect é um órgão de fomento, recebe recursos do estado e de empresários e repassa estes recursos”, conta.

Os recursos são distribuídos e os pesquisadores assinam um termo de compromisso, e devem prestar contas após o término de conclusão da pesquisa, além de apresentar o resultado e encerrar a conta da fundação.

O diretor administrativo afirma que a pesquisadora não se manifestou ao longo deste período. “Com a conta aberta, os cheques estão sendo utilizados indevidamente”. Como a pesquisadora não apresentou o resultado do projeto, a Fundect desconfia que não houve a conclusão do trabalho. Neste caso, a pesquisadora terá que devolver o repasse na íntegra. “Não tenho recordação de projetos que tenham sido devolvidos. É a primeira vez que vejo uma situação como esta”, diz.

Arthur afirmou que a pesquisadora foi acionada a se manifestar, e a fundação está estudando medidas administrativas e judiciais.

Nos siga no Google Notícias