ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Plano de recursos hídricos é lançado pelo Estado domingo

Redação | 20/11/2009 14:42

O Governo do Estado lançará no domingo o Plano Estadual de Recursos Hídricos. O lançamento acontecerá durante o 18º Simpósio Brasileiro de Recursos, que acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes.

Ao todo foram dois anos de trabalho para elaborar o plano, que contempla o diagnóstico da situação dos recursos hídricos do Estado, apresenta o prognóstico para os próximos anos e traz os programas a serem desenvolvidos em âmbito estadual, compreendidos como ações preventivas nas áreas de desenvolvimento e fortalecimento institucional, planejamento e gestão e conservação do solo, água e ecossistemas. Estas ações, reunidas em 16 programas, serão executadas nos próximos quatro anos.

O plano foi elaborado pela Semac (Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia) em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul e contou com o apoio financeiro e técnico da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

Participaram do PERH representantes de instituições de ensino e pesquisa, representantes de serviços de água e esgoto, indústrias, pescadores, navegação, turismo, justiça, municípios, consórcios e comitês de bacias hidrográficas, além de organizações da sociedade civil e representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O PERH abrange o uso de águas superficiais e subterrâneas, elencando aspectos positivos e as principais dificuldades. Durante a sua elaboração, um dos problemas identificados foi a dinâmica de uso e a qualidade da água. Situações como a rede de esgoto e o descarte de produtos nos ecossistemas precisam ser reavaliados no Estado. Sobre a quantidade de recursos hídricos, o Estado está localizado sobre o Aquífero Guarani, um gigantesco repositório subterrâneo de água potável, que também foi tema de estudo e de discussão durante a elaboração do PERH.

Nos siga no Google Notícias