ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

PM e fazendeiros despejam índios de fazenda, diz Cimi

Redação | 19/11/2009 13:18

O Cimi (Conselho Indiginista Missionário) divulgou que cerca de 90 homens, sendo 60 policiais militares e 30 produtores rurais armados promoveram o despejo dos índios da etnia Terena da Querência São José, em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande.

Eles chegaram por volta das 12h de hoje e promoveram a retirada dos cerca de 300 indígenas, que ocupam a propriedade desde meados do mês passado. Segundo o assessor jurídico do Cimi, Rogério Rocha, não há mandado judicial determinando a reintegração de posse.

"Se não houve ordem judicial, foi uma ação ilegal e abusiva", afirmou o advogado, que cobrará da Polícia Federal a investigação sobre o despejo. Os índios confirmaram o despejo, mas não quiseram falar sobre a medida por telefone.

A invasão da Querência São José, de Espólio de Munier Bacha, foi o motivo da suspensão da audiência de conciliação pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) em Campo Grande, nos dias 5 e 6 deste mês. Na ocasião, a presidente do órgão, desembargadora Marli Ferreira, acusou os índios de não cumprirem a sua parte no acordo.

A assessoria da PM foi procurada e não confirmou a informação.

Nos siga no Google Notícias