ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

PM reduz roubos e furtos, mas não mortes no Carnaval

Redação | 17/02/2010 14:23

A Operação de Carnaval da Polícia Militar conseguiu reduzir o número de furtos e roubos no feriadão, mas não alterou as estatísticas de homicídios em Mato Grosso do Sul. O balanço foi divulgado hoje pelo comandante geral da corporação, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Durante os cincos dias, empregando todo o efetivo, a PM abordou 8,5 mil pessoas no interior e na Capital. Foram fiscalizados 8.006 veículos. A fiscalização resultou na prisão de 186 pessoas e na localização de 33 foragidos, sendo 18 na Capital. Em relação ao ano passado, o número de atuações em flagrante aumentou 80%.

O único ponto negativo, admitiu o comandante, foi a ocorrência de cinco mortes durante o reinado do Momo, mesmo número registrado no ano passado. "Atribuímos a fatores de difícil prevenção, como acerto de contas entre traficantes e brigas em bares, motivadas pelo alto consumo de bebida alcoólica", justificou-se Santos.

Em comparação com o ano de 2009, houve aumento de 122% em atividades preventivas pela PM, passando de 40 para 89 atividades nesta modalidade. De acordo com a corporação, isso ajuda a explicar a redução em 31% do número de roubos às pessoas em via pública, 33% de roubos aos postos de combustível e 20,7% de furtos de veículos.

Foram ainda recuperados 22 veículos na capital e 6 no interior no Estado, sendo 47% superior ao mesmo período do ano passado.

A PM também realizou trabalho para evitar que pessoas armadas entrassem nos locais de festa e cometessem crimes enquanto a população aproveitava o feriado. Ao todo foram apreendidas e retiradas de circulação 16 armas de fogo sendo duas na Capital e 14 no interior. Outras 20 armas brancas foram apreendidas.

O combate ao tráfico de drogas foi uma das prioridades da operação de carnaval da PM. Nos cinco dias de atividades, os policiais apreenderam maconha, cocaína, pasta base e haxixe. Destaque para a operação envolvendo a PM-2 (serviço reservado) e o Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações) que apreendeu 135 kg de maconha na Capital no último dia 15.

Nos siga no Google Notícias