ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Possível benefício a produtores irrita ambientalistas

Redação | 01/02/2010 14:58

O Movimento Guariroba Vivo e a Central dos Movimentos Sociais discutem nesta sexta-feira (5) um plano em discussão na Agência Nacional de Águas que causou mal estar entre ambientalistas, mas visto com bons olhos por produtores rurais: o projeto de um benefício nacional pago a agricultores e pecuaristas para a preservação de nascentes e mananciais.

De acordo com Haroldo Borralho, coordenador de meio ambiente da Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), o assunto está sendo discutido a meses e causa irritação: "Como alguém que já destruiu mananciais pode receber recompensa por aquilo que já eliminaram? Deveriam ser penalizados conforme a legislação", expõe Borralho.

A discussão na Capital foi retomada após o gerente de Uso Sustentável da Água da Agência Nacional de Águas, Denair Garcia dos Santos, declarar que já está sendo elaborada uma lei que possibilita o pagamento de benefícios aos produtores que preservarem as nascentes e os mananciais.

Segundo o Cedampo, o benefício, além de imoral, pode elevar a conta de água de milhares de consumidores. "Uma das idéias expostas nas reuniões públicas é o desconto desse valor na conta de água. Segundo eles, um aumentozinho não fará diferença. Mas não podemos permitir a criação de um fundo que recompense quem destruiu ao longo dos anos e onerar a população", defende o coordenador do Cedampo.

A reunião é aberta é acontece nesta sexta, ás 14 horas, na sede da Cedampo, na Rua Nicolau Fragelli, 86, no Centro.

Nos siga no Google Notícias