A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

28/05/2011 08:14

Prefeito de Bonito é contra ensino exclusivamente a distância no campus da Universidade Federal

Vanda Escalante
Novas instalações da UFMS foram inauguradas em novembro passado. (Foto: divulgação) Novas instalações da UFMS foram inauguradas em novembro passado. (Foto: divulgação)

A indefinição quanto ao destino que será dado às instalações da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Bonito preocupa o prefeito daquela cidade. Por telefone, o prefeito José Arthur de Figueiredo (PMDB) disse ontem (27) ao Campo Grande News que está preocupado com a possibilidade de que sejam implantados no campus apenas cursos a distância, e afirmou que pretende discutir a questão com a reitora da UFMS, professora Célia Maria da Silva Oliveira.

“Nós tínhamos agenda com a reitora há mais ou menos duas semanas, mas ela precisou desmarcar. Estamos preocupados e tentando remarcar. Nós defendemos que sejam abertos aqui novos cursos, não só a distância como parece que está sendo cogitado, mas também cursos integrais, diferentes dos que estão sendo ofertados hoje. Tenho certeza que haverá demanda, não só de Bonito, mas de todos os municípios da região”, considera.

Na avaliação do prefeito, a baixa demanda pelos atuais cursos (Administração e Turismo e Meio Ambiente) se deve ao que José Arthur chamou de “saturação pela oferta anterior”, já que eram também nessas áreas (Administração Rural e Turismo)os cursos que a Iesf (Instituição de Ensino Superior da Funlec) mantinha em Bonito até 2007.

A UFMS suspendeu a oferta de vagas para os dois cursos a partir deste ano, alegando baixa demanda, apesar de o curso de Administração não ter registrado sobra de vagas no último ingresso de alunos novos, no inverno de 2010. Atualmente cada um dos cursos tem duas turmas em andamento, num total de 143 alunos. O prédio novo, construído por meio do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), foi inaugurado em novembro passado.



Pessoal; A criação do campus de Bonito da UFMS foi uma falha estratégica total. São previstos campos apenas para cidades acima de 50 mil habitantes. Mas já que o filho nasceu vamos terminar de criá-lo. A falta de verba para as universidades para investir em divulgar os centenas de cursos que há não existe. Como que alguém vai ficar sabendo que existe um campos em Bonito. Os Bonitenses querem estudar fora ,conhecer outros lugares. Agora quem tá nas grandes cidades quer vir pro interior. Ainda mais quando se trata de Bonito, com suas águas claras é um laboratório para estudantes de turismo onde possam estagiar em diversos setores do segmento turístico. Mas a Reitora pode nos aguardar. Já temos uma proposta de como divulgar os cursos, e o melhor: Seria de graça. Mas esta informação ainda é confidencial.
 
Thomas Hümmrich em 03/09/2011 08:59:57
Tbm quero expressar minha "indignação", desculpe... não é palavrão, é a maneira mais adequeada de se fazer entender; Quando se tem um concorrente no âmbito de Bonito-MS(01), quebra-se o concorrente, em seguida abandona-se o ringue... Sem falar na verba investida que todos sabemos de onde vem; Pra quê intaum o prédio se estávamos sobrevivendo desde 2009, em uma salinha(mesmo).
Fala-se em ações, em medidas, em metas, plano de manejo do turimo na região, de que jeito? Com uma mão de obra duvidosa, com exploração de trabalhadores(baixos salários/custo de vida alto), e ainda se fala em curso a distância, quando o dia a dia não nos prepara para competir... Sinceramente, este jogo é usado já a algum tempo para satisfazer o prazer pessoal de alguns, que naum incluem nem, nem os que estão estudando atualmente no Campus, que realmente lutaram e estudaram muito, mesmo, pra chegar onde chegamos, sem citar aqueles que tem um sonho de fazer uma universiddade Federal, mas sem saber como, sem conhecer os métodos de pesquisa, não tem acesso, simplesmente prq não foi feito uma divulgação direcionada e objetiva junto as instituições de ensino público da rede municipal e estadual, onde muitos autóctones(moradores) naum sabem que tem uma UFMS em Bonito, por quê? Fik aqui
registrado parte do que vem ocorrendo, e o que penso a respeito... Obrigado...
 
Réverson Dias em 31/05/2011 09:29:16
Totalmente de acordo com a posição do meu colega de sala João, o prefeito nem sequer veio esclarecer nossas duvidas sobre a real preocupação mediante esse assunto, estamos sem saber o que fazer e espero que o site CAMPOGRANDENEWS não nos abandone nessa hora tão importante.
 
Maycon Heck em 30/05/2011 08:05:45
É interessante a preocupação do prefeito, que até agora nem sequer apareceu no campus para esclarecer aos academicos que esta preocupado. Estou na esperança que o CAMPOGRANDENEWS não nos esqueça, e que as materias continuem até que algo seja feito, e nosso campus receba novos academicos no proximo ano. Porque gente querendo estudar tem, agora a UFMS e a prefeitura de Bonito eu não sei se querem mesmo oferecer!!
 
João Luís Flores em 29/05/2011 09:37:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions