ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Prefeito de Paranaíba notifica ETH por desistir de usina

Redação | 16/09/2010 13:24

O prefeito de Paranaíba, José Garcia de Freitas (PDT), deu um prazo de 15 dias para que a ETH Bioenergia defina o que fará no terreno doado prefeitura para a construção de uma usina de açúcar e etanol. De acordo com a rádio Liberdade FM, caso a não inicie nenhum projeto no local, terá de devolver imediatamente a área cedida, que possui 35 hectares.

A notificação foi expedida no último dia 10 de setembro e encaminhada para o escritório da empresa em São Paulo. Segundo reportagem da rádio Liberdade, o prefeito José de Freitas tomou a decisão por não receber da empresa nenhum tipo de manifestação sobre prazo para implantação da usina.

Porém, em nota divulgada na última sexta-feira (10 de setembro), a ETH Bioenergia deixou claro que já havia informado os poderes legislativo e executivo de que não existem planos de curto prazo para a instalação de uma usina no município. A base de Paranaíba, segundo a empresa, seria utilizada apenas para o abastecimento da usina Rio Claro, no município de Caçú, em Goiás.

Ainda segundo a reportagem da Rádio Liberdade, a ETH Bioenergia iniciou no mês passado o processo de devolução de terras arrendadas para o plantio de cana. Ao todo são 12 mil hectares que seriam usados para o cultivo, dos quais 4 mil hectares já foram devolvidos. A ação teria deixado produtores que abandonaram a pecuária no prejuízo, pressionando uma atitude da prefeitura.

Novos projetos - Com a desistência da ETH Bioenergia, a prefeitura espera encontrar novos interessados em investir em Paranaíba. O município possui cerca de 550 mil hectares de terras e nenhuma usina implantada. Desse total, existem 10 mil hectares plantados e outros 10 mil já arrendados para a plantação.

Nos siga no Google Notícias