ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Prefeitura cria segunda força-tarefa contra as queimadas

Redação | 19/04/2010 16:57

Reunião na manhã de hoje na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano decidiu pela criação da 2ª Força Tarefa para prevenir e combater as queimadas urbanas.

Segundo a Semadur, nos três primeiros meses do ano já foram expedidos 68 autos de infração por conta desse tipo de crime ambiental, que supera o mesmo período de 2009, que teve 61.

O grupo de trabalho terá a participação de integrantes da Promotoria do Meio Ambiente, a Delegacia de Crimes Ambientais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e a ONG ambientalista WWF Brasil.

O Promotor do Meio Ambiente, Alexandre Raslan, também participou da reunião e sugeriu que o trabalho preventivo comece antes do período de estiagem, priorizando as regiões onde existe um maior número de terrenos baldios.

No ano passado, equipe semelhante foi criada, mas a prefeitura sentiu a necessidade de ampliar a atuação, diante dos números de focos de incêndio, em média 5 por dia.

Os fiscais alertam que a multa para estes casos varia de R$ 1.300,00 a R$ 5.200,00.

A Defesa Civil também vai reforçar o trabalho com 1.782 voluntários do órgão.

No ano passado, a Defesa Civil realizou 384 atendimentos em Campo Grande para remediar danos provocados pelas queimadas, citou o chefe do grupo, Sebastião Rayol.

Na rotina da fiscalização, fica provado que 97% dos proprietários de terreno só fazem a limpeza após a autuação, informa o chefe da Divisão de Áreas Verdes da Semadur, Orsival Simões Júnior.

"A estratégia de nosso esquema de trabalho serão as palestras, organizadas nos bairros e nas escolas, para sensibilizar a população e minimizar o impacto ambiental das queimadas", enfatizou via nota da assessoria de imprensa da prefeitura.

Nos siga no Google Notícias