ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Prefeitura dá largada ao uso de concreto ecológico

Redação | 11/05/2010 11:08

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), lançou hoje oficialmente o uso do concreto ecológico em obras públicas. O concreto leva borracha de pneus inservíveis, para revestimento.

O uso deste material é Lei desde março. A proposta do vereador João Rocha (PSDB), aprovada na Câmara, prevê o uso gradativo dos pneus nas obras públicas.

De 1º de março a 31 de dezembro deste ano, 5% (cinco por cento) do asfalto utilizado no pavimento e concreto não estrutural deverá ser constituído de resíduo de borracha triturada de pneu inservível. Esse percentual passará a 7%, em 2011, e a 10%, a partir de 2014.

A primeira obra que recebeu concreto ecológico foi uma quadra e nesta terça-feira foi aplicado também nas raízes de árvores centenárias localizadas no canteiro da Avenida Afonso Pena, esquina com a Padre João Crippa.

Amanhã serão aplicados 50 mil m³ de concreto ecológico na implantação de uma calçada na Avenida Interlagos.

A pesquisadora da UFMS Sandra Regina Bertocini afirma que o concreto ecológico traz "ganho ambiental em dois sentidos". Primeiro por economizar 15% da brita que seria retirada de meio ambiente e por utilizar pneus inservíveis que não tinham destinação definida. Há dois anos a pesquisadora estuda o material em parceria com a Ecopneus.

Segundo ela, as pesquisas garantem a eficácia do material, mas faltam normas específicas para padronização do produto. O concreto ecológico não pode ser utilizado de forma estrutural, como implantação de pilares e colunas, mas pode ser aplicado em meio-fio, calçadas e guard rails, por exemplo.

O secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio Cristaldo, disse que a composição do concreto ecológico permite maior absorção de impacto. Segundo ele, para cada m³ são usados seis pneus. No caso específico das árvores centenárias, foram usados 12 pneus para fabricação de 2 m³ de concreto ecológico.

Nelsinho disse que a utilização do concreto é uma maneira de mostrar à sociedade soluções ambientalmente corretas, além do reaproveitamento do material ele destacou que os pneus deixam de ser focos de mosquito transmissor da dengue.

Nos siga no Google Notícias