ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Prefeitura de Dourados quer agilizar sistema de imóveis

Redação | 26/05/2009 21:14

Em Dourados, a prefeitura e o cartório de imóveis querem agilizar a liberação de processos de imóveis, através de uma ação integrada. Durante reunião feita na Secretaria Municipal de Planejamento, técnicos da prefeitura e representantes dos cartórios discutiram a criação de uma forma sistematizada para compartilhar dados.

Para o secretário de Planejamento Neno Razuck, essa é uma estratégia buscada há tempos, já que o município precisa de uma tecnologia a favor do planejamento. Segundo ele, a busca de integração de informações é fundamental para estas sejam disponibilizadas com agilidade e correção.

Através do novo sistema, a previsão é que haja maior organização na atualização dos cadastros imobiliários. Hoje, a prefeitura e o cartório de imóveis dependem do contribuinte para que os projetos sejam registrados em tempo hábil e aprovados.

Essa morosidade acontece, visto que o contribuinte precisa levar o projeto até o cartório para ser registrado. A demora na entrega do documento acaba comprometendo a liberação do registro.

Atualmente, segundo o arquiteto e gerente do setor de geoprocessamento do município, Carlos Dobis, a prefeitura tem 500 projetos para serem liberados, isso entre, desmembramento e remembramento. O problema segundo o arquiteto, é que estes processos não possuem registros de loteamento, o que tem gerado alguns conflitos de informação entre os cartórios e a prefeitura.

O novo banco de dados digital irá conter informações referentes ao número do processo, inscrição imobiliária, descrição do imóvel, matrícula, data da expedição da certidão, nome da rua, bairro, numeração do imóvel atualizada, entre outras. A previsão é de que junto ao setor de informática, o município possa colocar o sistema em funcionamento já a partir do mês de julho.

Nos siga no Google Notícias