ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Prefeitura está resolvendo problema de lixo em aterro

Redação | 04/11/2010 18:52

Em nota enviada ao Campo Grande News, a prefeitura de Ponta Porã esclarece que foi notificada e não multada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a respeito de denúncia que acusa o Poder Executivo de descartar lixo hospitalar no aterro sanitário da cidade.

A notificação é um procedimento técnico para que a prefeitura tome alguma providência em relação ao fato reportado pelo site Mercosul News. De acordo com a matéria, fiscais do órgão ambiental foram até a cidade para fiscalizar o local após denúncias anônimas, quando encontraram descartes hospitalares em três pontos do aterro.

Segundo a nota, a Secretaria Municipal de Infra-estrutura, responsável pelo depósito de lixo da cidade e coleta do lixo hospitalar, informa que as providências já estão sendo tomadas. O secretário Helio Peluffo Filho garante que o órgão sempre teve o cuidado de dar ao lixo hospitalar o tratamento recomendado tecnicamente e efetuado pela maioria dos municípios do estado.

Helio explica que o lixo hospitalar é recolhido periodicamente e, quando chega ao depósito, acaba sendo despejado num local separado. Nele é aplicada cal virgem no solo.

Após o procedimento, de acordo com o secretário, um caminhão despeja o material coletado em postos de saúde, hospitais, clínicas, veterinárias e farmácias particulares. Em seguida é jogada mais uma quantidade de cal virgem e, imediatamente, o trator cobre com a terra, não deixando o material exposto.

Feita permanentemente a ação conta com o auxílio de um trator com pá carregadeira, que fica o tempo todo no depósito para auxiliar no tratamento adequado ao lixo recolhido na cidade. O problema é que esta máquina estragou, atrasando a realização do serviço.

"Tomamos todas as providências necessárias para solucionar o problema", garante o secretário Helio Peluffo. Ele também informou que a prefeitura de Ponta Porã está repassando ao Ibama todas as informações sobre as providências tomadas.

Nos siga no Google Notícias