A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

04/11/2010 18:52

Prefeitura está resolvendo problema de lixo em aterro

Redação

Em nota enviada ao Campo Grande News, a prefeitura de Ponta Porã esclarece que foi notificada e não multada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a respeito de denúncia que acusa o Poder Executivo de descartar lixo hospitalar no aterro sanitário da cidade.

A notificação é um procedimento técnico para que a prefeitura tome alguma providência em relação ao fato reportado pelo site Mercosul News. De acordo com a matéria, fiscais do órgão ambiental foram até a cidade para fiscalizar o local após denúncias anônimas, quando encontraram descartes hospitalares em três pontos do aterro.

Segundo a nota, a Secretaria Municipal de Infra-estrutura, responsável pelo depósito de lixo da cidade e coleta do lixo hospitalar, informa que as providências já estão sendo tomadas. O secretário Helio Peluffo Filho garante que o órgão sempre teve o cuidado de dar ao lixo hospitalar o tratamento recomendado tecnicamente e efetuado pela maioria dos municípios do estado.

Helio explica que o lixo hospitalar é recolhido periodicamente e, quando chega ao depósito, acaba sendo despejado num local separado. Nele é aplicada cal virgem no solo.

Após o procedimento, de acordo com o secretário, um caminhão despeja o material coletado em postos de saúde, hospitais, clínicas, veterinárias e farmácias particulares. Em seguida é jogada mais uma quantidade de cal virgem e, imediatamente, o trator cobre com a terra, não deixando o material exposto.

Feita permanentemente a ação conta com o auxílio de um trator com pá carregadeira, que fica o tempo todo no depósito para auxiliar no tratamento adequado ao lixo recolhido na cidade. O problema é que esta máquina estragou, atrasando a realização do serviço.

"Tomamos todas as providências necessárias para solucionar o problema", garante o secretário Helio Peluffo. Ele também informou que a prefeitura de Ponta Porã está repassando ao Ibama todas as informações sobre as providências tomadas.

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions