A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

16/10/2009 07:50

Presídios federais poderão receber "delatores"

Redação

Presídios Federais poderão receber "réus colaboradores", que são os presos beneficiados pela delação premiada. O diretor do Depen (Departamento Nacional do Sistema Penitenciário), Wilson Damázio, afirma que o projeto está em estudo, no entanto, ainda serão feitas visitas às unidades prisionais para avaliar a implantação da mudança.

Damázio explica que trabalha na elaboração do acordo de cooperação, que deverá ser firmado com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e a PF (Polícia Federal).

Caso a medida seja adotada, os delatores ficarão em vivências separadas. Todas as penitenciárias federais têm quatro alas. "São quatro vivências que parecem quatro presídios", explica o diretor.

Para Damázio, a assinatura do convênio poderá promover aumento do número de "réus colaboradores" e, consequentemente, maior esclarecimento de crimes. Ele acredita que o acordo dará mais garantia às testemunhas.

Juntos, os quatro presídios, de Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO), têm capacidade para receber 832 detentos. Atualmente, existem 350 homens nas unidades, que chegaram a abrigar 650.

Dos 350 detentos, cerca de 130 estão em Campo Grande. Para que um presidiário cumpra pena em uma unidade federal precisa haver vaga, o juiz de origem do processo do preso deve pedir ao juiz federal da unidade, que defere ou não.

Conforme Damázio, existem 500 pedidos para transferência em análise.

Recesso de fim de ano começa nesta semana no Judiciário e Legislativo
Na reta final de 2017, para alguns servidores a "folguinha" das festas começa mais cedo. Em orgãos Estaduais e Federais de Mato Grosso do Sul, tem re...
Curso de instrutor de trânsito do Detran oferece 50 vagas na Capital
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o curso de Formação de Instrutor de Trânsito e...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions