ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Presos do MA chegaram a Campo Grande de madrugada

Redação | 10/11/2010 08:05

Chegaram de madrugada, por volta das 4h, os 20 presos transferidos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande. A transferência emergencial foi determinada após uma rebelião em que 18 presos foram mortos e cinco agentes penitenciários foram feitos feréns, entre segunda-feira de manhã e ontem à tarde.

A operação de transferência foi feita em um avião do DPF (Depatarmento de Polícia Federal). Neste momento, segundo informações do presídio, os detentos estão na fase de inclusão. A parti5r de agoram, eles passam pelo chamado período de adaptação, que dura 20 dias, no qual as visitas são restringidas.

Não há prazo definido para a permanência dos presos na penitenciária de Campo Grande. Pelas regras do sistema penal federal, os detentos podem ficar 360 dias, prazo prorrogável pelo mesmo período.

Como foi feita emergencialmente, a vinda dos presos ainda será comunicada esta manhã ao juiz-corregedor do presídio, Dalton Kita Conrado, da Justiça Federal.

A rebelião - A transferência dos presos para Campo Grande foi decidida decidida logo após o fim do motim.Segundo o que foi divulgado, foram transferidos para Campo Grande os presos mais perigodos e que provocaram conflitos.

O motim começou por volta das 8h de segunda-feira. Os presos renderam um agente penitenciário e pegaram sua arma. Os presos reivindicam melhorias nas condições do complexo penitenciário como, por exemplo, no sistema de abastecimento de água e a substituição do diretor do presídio.

Nos siga no Google Notícias