ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Primeiro genérico de prevenção do HIV fabricado no país chega em breve ao SUS

Previsão é de distribuição já para o segundo semestre.

Adriano Fernandes | 21/05/2018 23:36

A Anvisa, órgão responsável por aprovar os medicamentos no País, concedeu o registro do primeiro genérico para prevenção da infecção pelo vírus HIV fabricado no Brasil. A previsão é de que o medicamento comece a ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do segundo semestre, por meio de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) que já foi aprovada.

O remédio, composto por duas drogas – entricitabina e tenofovir – em cápsulas, foi desenvolvido pela indústria farmacêutica brasileira Blanver e, quando tomado diariamente, pode ser mais um elemento para redução das chances de se contrair a doença.

A fórmula bloqueia a ação das enzimas que permitem ao RNA se replicar nas células hospedeiras, reduzindo a carga viral no corpo do paciente. A marca ainda irá transferir a tecnologia e o conhecimento para a produção do remédio ao Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), braço da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

E, também, prevê disponibilizar o medicamento para venda em canais privados. Inicialmente o genérico será direcionado, principalmente, aos cidadãos que estão em grupos de risco. De acordo com o Ministério da Saúde, as maiores incidências da doença estão entre homens que fazem sexo com homens (10,5%) e usuários de drogas (5,9%).

Nos siga no Google Notícias