A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

01/09/2009 10:43

Procon orienta consumidor sobre escolha de peixes

Redação

Aproveitando o mote da Semana do Peixe, o Procon (Coordenadoria de Orientação ao Consumidor) está orientando a população sobre a escolha do produto.

"São três tipos de peixes: congelados, resfriados e frescos. O consumidor precisa prestar atenção nos detalhes, principalmente no caso de congelados, que devem estar completamente endurecidos", recomenda o superintendente do Procon/MS, Lamartine Ribeiro.

No caso de peixes vendidos em embalagens, o consumidor deve prestar atenção quando descongelar o produto se a quantidade de peixe é a mesma indicada na embalagem, afirma. Ele lembrou que em fiscalização recente foi constatado que muitas marcas têm gelo acima da quantidade e o produto quando descongelado fica muito abaixo do indicado na embalagem.

Em caso de constatação de irregularidade, o consumidor deve procurar o Procon e registrar reclamação. "Isso é crime, a quantidade do produto deve ser a indicada na embalagem. A queixa também pode ser registrada diretamente na Delegacia do Consumidor", avalia.

Durante 15 dias haverá promoção de peixe. A Semana do Peixe é promovida pelo governo federal, para estimular o consumo. Em média, o brasileiro consome sete quilos de pescado anualmente, segundo dados do MPA. O total recomendado pela Organização Mundial da Saúde, no entanto, é quase o dobro, 12 quilos por pessoa a cada ano.

Segundo o ministério, por meio de ações que promovam a importância do produto, o órgão pretende elevar o consumo anual para 9 quilos por pessoa até 2011. Outra meta é aumentar em 40% a produção de pescado nos próximos quatro anos.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions