ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Procon orienta consumidor sobre escolha de peixes

Redação | 01/09/2009 10:43

Aproveitando o mote da Semana do Peixe, o Procon (Coordenadoria de Orientação ao Consumidor) está orientando a população sobre a escolha do produto.

"São três tipos de peixes: congelados, resfriados e frescos. O consumidor precisa prestar atenção nos detalhes, principalmente no caso de congelados, que devem estar completamente endurecidos", recomenda o superintendente do Procon/MS, Lamartine Ribeiro.

No caso de peixes vendidos em embalagens, o consumidor deve prestar atenção quando descongelar o produto se a quantidade de peixe é a mesma indicada na embalagem, afirma. Ele lembrou que em fiscalização recente foi constatado que muitas marcas têm gelo acima da quantidade e o produto quando descongelado fica muito abaixo do indicado na embalagem.

Em caso de constatação de irregularidade, o consumidor deve procurar o Procon e registrar reclamação. "Isso é crime, a quantidade do produto deve ser a indicada na embalagem. A queixa também pode ser registrada diretamente na Delegacia do Consumidor", avalia.

Durante 15 dias haverá promoção de peixe. A Semana do Peixe é promovida pelo governo federal, para estimular o consumo. Em média, o brasileiro consome sete quilos de pescado anualmente, segundo dados do MPA. O total recomendado pela Organização Mundial da Saúde, no entanto, é quase o dobro, 12 quilos por pessoa a cada ano.

Segundo o ministério, por meio de ações que promovam a importância do produto, o órgão pretende elevar o consumo anual para 9 quilos por pessoa até 2011. Outra meta é aumentar em 40% a produção de pescado nos próximos quatro anos.

Nos siga no Google Notícias