ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Professores trabalharam muito tema "Internet" com candidatos, diz especialista

Redação está sendo aplicada neste domingo para os candidatos do Enem

Gabriel Neris | 04/11/2018 14:15
Estudantes momentos antes do portão abrir para aplicação da prova na Uniderp (Foto: Marina Pacheco)
Estudantes momentos antes do portão abrir para aplicação da prova na Uniderp (Foto: Marina Pacheco)

O tema da redação aplicada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (4), “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, não chega a surpreender a professora Raquel Siufi, porém os candidatos precisam estar atentos para que não se concentrem somente nas fake news.

“Todo mundo achava que era fake News, não fugiu da internet, mas não é bem isso. [Trata-se de] como o usuário é controlado através dos seus dados, como usam isso e fazem com que se espera dele”, comenta a professora.

Raquel lembra o momento da escolha do tema, onde as chamadas notícias falsas ganharam proporção, mas também alerta para outros assuntos que precisam estar no texto. “Espionagem da rede, controle do usuário, as pessoas perdem a privacidade, o direito de escolha, estão escolhendo por ela”, explica.

A professora considera o tema amplo, diferente do aplicado no ano passado, “Desafios para Formação Educacional de Surdos”. “Vamos supor que o tema seja controle de dados, se o candidato mencionar somente a fake News estaria parcialmente fugindo. Não descartaria completamente”, alerta.

O texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. Os critérios de correção da redação, com cinco competências, estão detalhados na Cartilha de Participante – Redação no Enem 2018.

O Enem está sendo aplicado em Mato Grosso do Sul para 72.393 estudantes em 180 locais distribuídos por 41 municípios. Além de redação, os estudantes também farão prova de linguagens e ciências humanas.

Nos siga no Google Notícias