ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

No primeiro dia de Exame, maior expectativa é tema da redação

Especialistas apostam em assuntos sociais, como tem ocorrido em outras edições.

Gabriel Neris e Danielle Valentim | 04/11/2018 11:38
Estudantes chegaram com antecedência para o Enem (Foto: Danielle Valentim)
Estudantes chegaram com antecedência para o Enem (Foto: Danielle Valentim)

O maior temor dos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado neste domingo (4). O tema da redação provoca ansiedade entre os estudantes, tanto os que farão pela primeira vez, quanto os mais experientes. Hoje o conteúdo é de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No próximo domingo, será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática

Leandro Soto, de 32 anos, conta que vai fazer o Enem pela quarta vez. Em outros anos ele se dedicou para tentar o curso de Direito, desta vez está almejando o curso de Pedagogia. O estudante conta que foi reprovado na nota de corte, mesmo indo bem em outros assuntos. “Se eu pudesse eliminava redação”, brinca Soto.

Ele comentou que no primeiro de Enem ano fez 720 pontos e no ano passado somou 660 pontos, não suficiente para passar. Sobre o tema da redação, diz que não faz ideia do assunto que cairá.

Professores têm falado em temas como fake news, mas lembram que prova costuma priorizar assuntos sociais, um deles, a questão indígena, especialmente interessante para Mato Grosso do Sul.

Satyk Soni, de 23 anos, afirma que esta será a segunda vez que faz o Enem. No primeiro ano conseguiu 600 pontos e tentará melhorar sua pontuação e ainda arrisca um possível assunto da redação. “Acredito que será alguma coisa envolvendo política”, disse, acreditando no momento eleitoral do país.

Ariane Wemely, de 19 anos, conta que nem passa pela sua cabeça um assunto a ser abordado na redação. Ela diz que decidiu fazer o Enem para tentar uma bolsa e que atualmente paga cerca de R$ 800 para fazer o curso de Publicidade e Propaganda.

Já a dona de casa Luciana Marques de Morais, de 39 anos, comentou que está buscando uma oportunidade na área de enfermagem. “Deu na telha fazer a prova esse ano”, comentou. Ela acredita que o tema da redação será a violência contra a mulher.

Isabela Souza, de 18 anos, fará o Enem pela primeira vez e buscará pontos para o curso de Arquitetura. A jovem aposta em dois assuntos como tema da prova aplicada neste domingo. “Aposto no tema da mulher e alienação parental”, disse.

Em Mato Grosso do Sul, 72.393 estudantes farão o Enem neste domingo. Serão 180 locais de provas distribuídos em 41 municípios. Os portões serão fechados às 12 (horário local). Além de redação, também haverá provas de linguagens e ciências humanas.

Nos siga no Google Notícias