ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Programa só contempla duas das 45 cidades com 11 dos 217 médicos

Viviane Oliveira | 06/08/2013 20:35
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou a lista nesta terça-feira. (Foto: Valter Campanato/ABr)
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou a lista nesta terça-feira. (Foto: Valter Campanato/ABr)

A maioria das cidades de Mato Grosso do Sul não conseguiu ser contemplada na primeira fase do programa Mais Médicos. No Estado, 45 cidades aderiram ao programa, juntas, elas solicitaram 217 vagas, no entanto foram designados apenas 11 médicos, sete para Campo Grande e quatro para Corumbá.

A lista dos 938 profissionais brasileiros que confirmaram a participação no primeiro mês de seleção foi divulgada nesta terça-feira (6) pelo Ministério da Saúde, em Brasília. A maioria deles, 51,8%, vai atuar nas periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes em municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades brasileiras atendidas nesta chamada.

Apenas 11,4% dos 3.511 municípios que aderiram à iniciativa vão receber profissionais nesta etapa, o que significa uma sobra de 14.553 vagas. O número de vagas preenchidas equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar o quadro na atenção básica do SUS (Sistema Único de Saúde).

Do total de municípios que aderiram ao programa, 2.028 não despertaram o interesse de nenhum profissional brasileiro, pois não estiveram entre as seis opções selecionadas por cada um dos médicos. Desse universo, 782 estão em regiões prioritárias.

Segundo informações do Ministério da Saúde, as vagas selecionadas para Mato Grosso do Sul foram divididas entre os municípios de maior vulnerabilidade social do interior, além das regiões periféricas da Capital.

Além das duas cidades contempladas, os municípios que aderiram ao Programa foram: Amambai, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi.

Também aderiram as cidades de Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Ladário, Miranda, Mundo Novo, Nioaque, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sonora, Tacuru e Taquarussu.

Nos siga no Google Notícias