ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Projeto do Tribunal de Justiça para ampliar comarcas preocupa OAB

Aline dos Santos | 06/07/2016 08:12
Projeto do Tribunal de Justiça para ampliar comarcas preocupa OAB
Tribunal de Justiça vota hoje proposta para criar comarcas em 25 municípios. (Foto: Arquivo)
Projeto do Tribunal de Justiça para ampliar comarcas preocupa OAB
"Vejo com certa preocupação não ter ouvido a instituição", afirma presidente da OAB. (Foto: Marcos Ermínio)

O projeto do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para criar comarcas nos 79 municípios do Estado, que será votado nesta quarta-feira (dia 6) pelo Órgão Especial, preocupa a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

“A OAB geralmente é consultada sobre a criação e extinção de comarca. Neste caso, surpreendentemente, não foi consultado nada. Um projeto dessa magnitude atinge a todos, são mais juízes, mais defensores públicos, instalações condignas. Muito embora seja itinerante, se cria uma comarca, o prefeito vai querer que tenha fórum. Vejo com certa preocupação não ter ouvido a instituição”, afirma o presidente da OAB, Mansour Elias Karmouche.

Ele salienta que há várias comarcas sem juiz, em que há revezamento de magistrados ou mutirão. A título de exemplo, Karmouche relata que o TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) enviou oficio pedindo posicionamento da OAB para criar mais uma Vara em Campo Grande.

Conforme a Justiça, a proposta é transformar todas as cidades em comarca para permitir um serviço itinerante, em que uma carreta vai aos municípios. A instalação de fóruns será um projeto a longo prazo, quando as cidades alcançarem requisitos técnicos e legais. O serviço itinerante vai atender 25 municípios. Se aprovada no Órgão Especial, a proposta segue para aval da Assembleia Legislativa.

O Código de Organização e Divisão Judiciárias prevê requisitos para a criação de comarca, como movimento anual de processos superior a duzentos e número superior a cinco mil eleitores.

Em 2013, o tribunal atuou no sentido inverso, com tentativa de fechar comarcas no Estado. Sobre a posição da OAB, o Campo Grande News entrou em contato com o TJ/MS e aguarda resposta.

Nos siga no Google Notícias