ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Protocolo de Atendimento auxiliará vítima de queimadura

Redação | 31/01/2010 14:06

A criação de um Protocolo de Atendimento às vítimas de queimaduras irá reunir o CFM (Conselho Federal de Medicina), na segunda quinzena de fevereiro, com a proposta de orientar os médicos que não são especialistas, mas que trabalham nas emergências dos prontos-socorros de todo país.

De acordo com informações do coordenador da Câmara Técnica de Queimados, Antônio Pinheiro, em entrevista cedida à Rádio Nacional, além do primeiro atendimento ser muito importante para a seqüência de tratamento da vítima, se o procedimento for feito de maneira adequada pode diminuir o risco de mortalidade e de seqüelas.

"Se você tiver um primeiro atendimento adequado na ponta do sistema e um atendimento especializado posteriormente, o custo social do paciente diminuirá muito", destacou Pinheiro.

O coordenador explicou ainda que o Brasil possui especialistas que tratam de queimados de forma correta, no entanto a quantidade de o número de profissionais e de hospitais ainda é baixa.

Vítimas - Outra informação comentada pelo médico é a de que as principais vítimas de queimaduras no país ainda são crianças e em situações que estão sozinhas em casa.

A recomendação é que em caso de encontrar uma pessoa queimada a primeira medida de segurança a ser feita é afastá-la do agente causador. Em seguida é preciso retirar suas roupas e, caso estejam queimadas, colocar a pessoa em água fria e corrente, dar um analgésico via oral e encaminhá-la imediatamente a um posto de saúde mais próximo.

Outra orientação importante é evitar seguir conselhos que ensinam, de maneira errada, a colocar produtos, como pasta dental, sobre a pele queimada, pois impede o médico de reconhecer a área que foi machucada e a profundidade da queimadura. Também não é recomendado perfurar as bolhas e usar medicamentos caseiros.

Cuidados - Segundo a Sociedade Brasileira de Queimados (SBQ), alguns cuidados podem ser tomados para evitar queimaduras: evitar crianças sozinhas em casa, trocar o botijão de gás sempre em ambiente aberto, não usar produtos inflamáveis, evitar o uso de álcool líquido, optando pela forma em gel, não usar produtos químicos em casa e ter cuidado ao fazer manutenção da instalação elétrica.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 130 mil pacientes com queimaduras foram atendidos em estado de urgência nos ambulatórios brasileiros em 2009, desses, aproximadamente 15,5 mil foram internados para tratamento. O custo dessas internações ficou em torno de R$ 40 milhões.

Nos siga no Google Notícias