A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

12/11/2013 22:45

Psicólogas de MS são selecionadas para curso do CNJ

Vinícius Squinelo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Childhood Brasil e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realiza desde setembro curso sobre depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

O curso visa qualificar os servidores das Varas da Infância e Juventude para a realização de depoimento especial, a fim de evitar a revitimização das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de abuso sexual.

Composto por três módulos, o terceiro será presencial, com aulas em Brasília, entre os dias 26 e 28 de novembro. Os servidores aprovados nos dois primeiros módulos participaram de uma seleção para a parte final do curso que disponibilizou 50 vagas. Para essa etapa foram selecionadas pelo CNJ as psicólogas Lydia Maria de Oliveira Pellat, da Comarca de Jardim, e Maria Bernadete de Castro Amaral Sobroza, de Campo Grande.

A primeira etapa ocorreu nos dias 9 a 27 de setembro, na modalidade a distância, com 260 participantes de todo o país. Nessa fase foram fornecidos os principais conceitos relacionados aos direitos da infância e da juventude. No segundo módulo, de 1º a 31 de outubro, também a distância, participaram apenas 240 profissionais aprovados no módulo anterior. Nele foram apresentadas as metodologias do depoimento especial e principais técnicas para o desenvolvimento da prática. A fase final do curso contará com a participação de especialistas em depoimento especial.

A adoção do depoimento especial para as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual foi recomendada aos tribunais brasileiros pelo CNJ por meio da Recomendação n. 33, editada em novembro de 2010.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions