ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Receita Federal vai destruir 3 mil toneladas de mercadorias em Campo Grande

Apenas em MS, foram apreendidos 500 toneladas de produtos

Osvaldo Júnior | 05/06/2017 18:06
Cigarros apreendidos pela Receita e que serão destruídos amanhã (Foto: Divulgação/Receita Federal)
Cigarros apreendidos pela Receita e que serão destruídos amanhã (Foto: Divulgação/Receita Federal)

De cada seis toneladas de mercadorias apreendidas pela Receita Federal, uma corresponde a retenções ocorridas em Mato Grosso do Sul. Ao menos, esta é a proporção relativa aos produtos que serão destruídos nesta terça-feira (dia 6), em Campo Grande. São 3 mil toneladas de mercadorias, das quais 500 toneladas foram apreendidas em unidades da Receita no Estado.

A diversidade de produtos é considerável: CDs e DVDs piratas, cigarros, bebidas, cosméticos, medicamentos e alimentos impróprios para consumo ou utilização, produtos falsificados (brinquedos, pilhas, isqueiros, relógios), entre outras mercadorias.

Em autuações fiscais, esses produtos correspondem ao total de R$ 383 milhões. Apenas os apreendidos em Mato Grosso do Sul equivalem à soma de R$ 85 milhões em autuações, de acordo com a Receita.

Esta é a 19ª edição do Mutirão Nacional de Destruição da Receita. “A destruição é uma das modalidades de destinação de mercadorias aprendidas previstas na legislação, que prevê que devem ser destruídos artigos como cigarros e demais derivados do tabaco, simulacros de armas de fogo, produtos falsificados e que ferem os direitos autorais, dentre outros”, informou a Receita.

O órgão enfatizou que “o procedimento de destruição conta com previsão legal de destino aos resíduos que, sempre que possível, devem ser reciclados ou reaproveitados”. A Receita exemplifica que isso ocorre com resíduos da destruição de cigarros, que são misturados a outros compostos e utilizados como adubo orgânico e bebidas alcoólicas, que são destinadas a universidades para utilização em pesquisas e transformação em combustível. Além desses, há outros tipos de reaproveitamentos.

O evento de segunda-feira será realizado a partir das 10h no Auditório da Delegacia da Receita Federal em Campo Grande-MS.

Nos siga no Google Notícias