A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018

04/08/2009 16:39

Rede particular nega atendimento à gestante com gripe

Redação

Com dores pelo corpo, febre, dispnéia (falta de ar), e plano de saúde da Unimed, uma grávida no meio da gestação procurou atendimento ontem em 3 hospitais privados de Campo Grande, mas não conseguiu socorro em nenhum deles.

Ela passou pelo El Kadri, foi até a emergência do Proncor e recorreu ao Hospital da Unimed, na avenida Mato Grosso. A peregrinação só acabou ao chegar na rede pública, com vaga garantida pelo Hospital Universitário. Referencia no tratamento de casos suspeitos.

No HU, a paciente é medicada na maternidade. "Ontem a noite a médica Maria Auxiliadora ligou pedindo a vaga e relatou ter enfrentado dificuldades para internar a paciente", confirma o infectologista do HU, Maurício Pompilho.

"O quadro era sério, nenhum hospital poderia negar atendimento de forma alguma", reclama a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Ana Lúcia Lírio, lembrando que as gestantes tem maior risco de complicação decorrentes da gripe suína.

Segundo ela, a desculpa dada à paciente era falta de setor específico para atender casos de gripe suína. "A doença já não é novidade, toda a rede tem de estar preparada para atender", argumenta.

No El Kadri a direção contesta a responsabilidade de atender pacientes com suspeita de gripe suína. Na avaliação do hospital, o procedimento correto foi adotado, com o encaminhamento da paciente para hospital de referência, no caso, o HU.

Segundo o El Kadri, no Universitário está toda a estrutura, com área específica de isolamento, para tratamento especial aos pacientes com suspeita de gripe.

A assessoria de imprensa que responde pelo Hospital da Unimed e pelo plano de saúde, disse que só amanhã vai esclarecer a questão.

Na Hospital Geral do Proncor, também foi solicitado prazo para que seja levantado o caso e o que realmente ocorreu, porque a assessoria de imprensa só funciona até às 17 horas.

Em audiência, ANS discute nova proposta de reajuste de planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) propôs hoje (13), em audiência pública, uma nova metodologia para o cálculo do reajuste anual dos plano...
Mega-Sena pode pagar até R$ 33 milhões no sorteio desta quarta-feira
Amanhã (14) o sorteio da Mega-Sena pode pagar até R$ 33 milhões para quem acertar as seis dezenas do prêmio principal. A rodada chegou esse valor dep...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions